Experiências no Planejamento da Disciplina Prática do Ensino Médio I
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10540Palavras-chave:
Docência no Ensino Superior, Sala de Aula de Matemática, Planejamento, Licenciatura em Matemática, Teoria Histórico-Cultural da AtividadeResumo
No curso de Licenciatura em Matemática da Universidade (nome da universidade), modalidade presencial, estudantes do 4° período frequentam uma disciplina intitulada Prática do Ensino Médio I. Este relato de experiência tem objetivo de descrever o processo de construção e o desenvolvimento do planejamento da referida disciplina e também de analisar contribuições dessa disciplina tanto para o professor quanto para os licenciandos que a cursaram. O material empírico analisado foi produzido pelo professor durante o desenvolvimento da disciplina. A organização e análise desse material se fundamenta teórico-metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Analisou-se uma situação ocorrida durante o desenvolvimento da disciplina Prática do Ensino Médio I, que ilustra como a relação do planejamento com os tensionamentos do cotidiano pode contribuir para o início de miniciclos expansivos na atividade. Destacam-se, dentre os diversos resultados caracterizados neste relato, que não só foram identificados indícios de processos expansivos nas atividades que tinham o tanto o professor da disciplina quanto um dos licenciandos como sujeitos, mas também que foi possível identificar reverberações das aulas nas produções escritas dos referidos discentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-07-2020
Como Citar
DEODATO, A. A. Experiências no Planejamento da Disciplina Prática do Ensino Médio I. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10540. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10540. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR