Experiências no Planejamento da Disciplina Prática do Ensino Médio I

Autores

  • André Augusto Deodato UFOP

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10540

Palavras-chave:

Docência no Ensino Superior, Sala de Aula de Matemática, Planejamento, Licenciatura em Matemática, Teoria Histórico-Cultural da Atividade

Resumo

No curso de Licenciatura em Matemática da Universidade (nome da universidade), modalidade presencial, estudantes do 4° período frequentam uma disciplina intitulada Prática do Ensino Médio I. Este relato de experiência tem objetivo de descrever o processo de construção e o desenvolvimento do planejamento da referida disciplina e também de analisar contribuições dessa disciplina tanto para o professor quanto para os licenciandos que a cursaram. O material empírico analisado foi produzido pelo professor durante o desenvolvimento da disciplina. A organização e análise desse material se fundamenta teórico-metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Analisou-se uma situação ocorrida durante o desenvolvimento da disciplina Prática do Ensino Médio I, que ilustra como a relação do planejamento com os tensionamentos do cotidiano pode contribuir para o início de miniciclos expansivos na atividade. Destacam-se, dentre os diversos resultados caracterizados neste relato, que não só foram identificados indícios de processos expansivos nas atividades que tinham o tanto o professor da disciplina quanto um dos licenciandos como sujeitos, mas também que foi possível identificar reverberações das aulas nas produções escritas dos referidos discentes.

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

DEODATO, A. A. Experiências no Planejamento da Disciplina Prática do Ensino Médio I. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10540. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10540. Acesso em: 18 set. 2024.