A Alfabetização Científica Inerente à Formação de Professores: o que dizem as pesquisas quanto às perspectivas para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10481

Palavras-chave:

Alfabetização Científica., Ensino de Ciências., Formação de Professores., Formação inicial e Continuada.

Resumo

Diversas pesquisas têm investigado o ensino e a aprendizagem das ciências com enfoque na Alfabetização Científica (AC), visando uma formação de cidadãos que vá além das aprendizagens conceituais. Porém, poucas delas investigam a formação dos professores para a atuação nas salas de aula quanto à sua aproximação com os processos de AC. Sendo assim, o objetivo do presente texto foi analisar o perfil dos estudos, com enfoque para a formação de professores, sobre as estratégias de ensino utilizadas para promover a AC e como essas abordagens de ensino têm se aproximado de discussões sobre a prática científica. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas principais revistas da área de Ensino de Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisas em Educ¬ação em Ciências (ENPEC) do período de 2014 a 2019. As categorias de análise foram: sentidos/significados atribuídos pelos professores à AC; abordagens e estratégias utilizadas nos processos formativos com foco na AC; reflexão e delineamento acerca da prática pedagógica objetivando a AC. Identificamos poucos trabalhos no contexto formativo, inicial e continuado, dos professores. Os resultados destacam que ainda há pouco aprofundamento quanto às discussões dos aspectos que contemplam os objetivos da AC. A ideia de refletir sobre suas características é incentivada nos trabalhos, contudo a reflexão pauta-se ainda em uma ideia mais generalizada, sem que se discuta com afinco a mudança para a prática dos professores. Ainda assim, alguns trabalhos destacam as atividades investigativas como principal meio de promover a AC, uma vez que direcionam os professores à criticidade e reflexões, entre outras habilidades necessárias para uma pessoa ser alfabetizada cientificamente. Ressaltamos então a importância de incorporar na formação de professores ações que viabilizem uma mudança de atitudes quanto à sua prática em sala de aula na educação básica.

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Biografia do Autor

Teresa Beatriz Bueno, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-Graduanda em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciências daEducação (DCIE). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGE) e do Programa deMestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de SantaCruz (UESC), Ilhéus, Bahia.

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Publicado

08-07-2020

Como Citar

BUENO, T. B.; SEDANO, L. A Alfabetização Científica Inerente à Formação de Professores: o que dizem as pesquisas quanto às perspectivas para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10481. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10481. Acesso em: 15 set. 2024.