A Alfabetização Científica Inerente à Formação de Professores: o que dizem as pesquisas quanto às perspectivas para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10481Palavras-chave:
Alfabetização Científica., Ensino de Ciências., Formação de Professores., Formação inicial e Continuada.Resumo
Diversas pesquisas têm investigado o ensino e a aprendizagem das ciências com enfoque na Alfabetização Científica (AC), visando uma formação de cidadãos que vá além das aprendizagens conceituais. Porém, poucas delas investigam a formação dos professores para a atuação nas salas de aula quanto à sua aproximação com os processos de AC. Sendo assim, o objetivo do presente texto foi analisar o perfil dos estudos, com enfoque para a formação de professores, sobre as estratégias de ensino utilizadas para promover a AC e como essas abordagens de ensino têm se aproximado de discussões sobre a prática científica. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas principais revistas da área de Ensino de Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisas em Educ¬ação em Ciências (ENPEC) do período de 2014 a 2019. As categorias de análise foram: sentidos/significados atribuídos pelos professores à AC; abordagens e estratégias utilizadas nos processos formativos com foco na AC; reflexão e delineamento acerca da prática pedagógica objetivando a AC. Identificamos poucos trabalhos no contexto formativo, inicial e continuado, dos professores. Os resultados destacam que ainda há pouco aprofundamento quanto às discussões dos aspectos que contemplam os objetivos da AC. A ideia de refletir sobre suas características é incentivada nos trabalhos, contudo a reflexão pauta-se ainda em uma ideia mais generalizada, sem que se discuta com afinco a mudança para a prática dos professores. Ainda assim, alguns trabalhos destacam as atividades investigativas como principal meio de promover a AC, uma vez que direcionam os professores à criticidade e reflexões, entre outras habilidades necessárias para uma pessoa ser alfabetizada cientificamente. Ressaltamos então a importância de incorporar na formação de professores ações que viabilizem uma mudança de atitudes quanto à sua prática em sala de aula na educação básica.Downloads
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Publicado
08-07-2020
Como Citar
BUENO, T. B.; SEDANO, L. A Alfabetização Científica Inerente à Formação de Professores: o que dizem as pesquisas quanto às perspectivas para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10481. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10481. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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