O estágio na licenciatura por área de conhecimento: desafios na abordagem metodológica em ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10458

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Ciências da Natureza, Educação do Campo

Resumo

O estágio é um momento da formação inicial em que os futuros professores se deparam com a docência na sua integralidade. A formação de professores de Ciências da Natureza por área de conhecimento traz diversos desafios, entre eles se destaca o estágio no Ensino Médio a partir da área de conhecimento. Assim, a problemática que orienta a pesquisa se vincula a esse campo de investigação e visa compreender como se dá a abordagem metodológica de Ciências da Natureza nas disciplinas de Biologia, Física e Química do Ensino Médio pelos estagiários/as. Este trabalho teve como objetivo explorar como os conceitos de Ciências da Natureza são abordados, no estágio de docência, por licenciandos/as de um curso de Educação do Campo. A metodologia se orientou pela abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados primários o grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram oito estudantes, em fase final de sua formação inicial, de uma universidade pública da região norte do Rio Grande do Sul. As falas transcritas foram investigadas pela Análise Textual Discursiva (ATD), a partir das quais emergiram duas categorias finais, denominadas 1) A atuação do professor/a em sala de aula pode contemplar diversas abordagens metodológicas e 2) A abordagem por temas proporciona sentido aos conteúdos nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados indicam, na primeira categoria, a necessidade de o professor contemplar diferentes abordagens metodológicas em sala de aula, como a experimentação e os jogos didáticos, para qualificar os processos de ensino e aprendizagem. Na segunda categoria, se destaca a organização dos conteúdos a partir da abordagem temática, com destaque para a vinculação dos conceitos científicos à realidade vivida pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências (UFSM). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Brasil.

Viviane de Almeida Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim

Doutoranda em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Educação (UPF). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS. Brasil.

Renata Portugal Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim

Doutoranda em Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFPEL). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS. Brasil.

Fernanda Teresa Moro, Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Erechim

Doutoranda em Ensino (UNIVATES). Mestre em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS.

Downloads

Publicado

24-06-2020

Como Citar

MÜNCHEN, S.; DE ALMEIDA LIMA, V.; OLIVEIRA, R. P.; MORO, F. T. O estágio na licenciatura por área de conhecimento: desafios na abordagem metodológica em ciências da natureza. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10458. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10458. Acesso em: 18 set. 2024.