Mediando a alimentação de escolares por meio de uma sequência didática

Autores

  • Amanda Magnago Menon Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Marlize Spagolla Bernardelli
  • Marinez Meneghello Passos

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10305

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Educação alimentar e nutricional, Interdisciplinaridade, Sequência didática

Resumo

Este artigo apresenta a estruturação de uma Sequência Didática (SD) com atividades interdisciplinares em torno da temática Nutrição, que visa contribuir para a efetivação de escolhas alimentares saudáveis pelos alunos. A SD foi estruturada por três etapas orientadas pela teoria da Aprendizagem Significativa (AS), nas quais foram propostas sete atividades, ao todo, levando-se em consideração a realidade escolar, e que considera, também, o contexto em que a escola estava inserida. Além disso, assumiu-se a nutrição humana como um tema integrador das disciplinas escolares e conteúdos dos livros didáticos do quinto ano do Ensino Fundamental. Tal elaboração voltou-se para uma turma de escola pública do norte do Paraná, composta por 22 alunos com idade entre nove e onze anos de ambos os sexos. Os dados coletados com a aplicação da Sequência Didática foram categorizados e analisados à luz dos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva. Este movimento analítico proporcionou concluir que houve uma ampliação da compreensão de conceitos de nutrição por parte dos alunos na perspectiva da Aprendizagem Significativa, fato que os levou a um envolvimento com a temática, motivando-os a buscar uma alimentação adequada e saudável. Além disso, este processo permitiu-nos inferir que com pequenas adaptações esta proposta pode ser utilizada para abordar um tema mais amplo que é a Educação Alimentar e Nutricional.

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

MENON, A. M.; BERNARDELLI, M. S.; PASSOS, M. M. Mediando a alimentação de escolares por meio de uma sequência didática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i1.10305. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10305. Acesso em: 6 dez. 2024.

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