A gamificação como estratégia pedagógica no Ensino Profissional

Autores

  • Ricardo Silva da Silva
  • Adriana Justin Cerveira Kampff PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10283

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino Profissional, Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta um experimento de prática pedagógica gamificada no Ensino Profissional, idealizado e aplicado como parte de pesquisa de mestrado. A prática foi desenvolvida ao longo da disciplina de Gestão da Distribuição, pertencente ao Curso Técnico em Logística, em uma Escola Técnica situada no município de Canoas, no Rio Grande do Sul. O experimento foi fundamentado nas teorias relativas à gamificação e no desenvolvimento de competências e habilidades, sendo organizado em três fases. A primeira fase envolveu a utilização de um game de entretenimento – Age of Empires – para articulação de estratégias de expansão das civilizações e seus territórios, envolvendo a gestão dos insumos necessários. A segunda fase consistiu no uso de um simulador de cadeia de distribuição de cervejas – Beer Game –, considerando desde a solicitação de produção na fábrica até a distribuição ao varejo, com controle de custos dos estoques. A terceira fase contou com o desenvolvimento de uma aplicação própria – Caminhos do Conhecimento – baseada em perguntas e respostas em cenários cooperativos, com base em problemas cotidianos de logística e distribuição de produtos. A turma em que a prática foi desenvolvida era formada por dezesseis estudantes e todos participaram das atividades gamificadas, que tinham como intuito desenvolver competências e habilidades no âmbito do ensino profissional. A partir dos relatos dos alunos, durante a prática pedagógica gamificada, os mesmos afirmaram que as atividades possibilitaram relacionar teoria à prática e que as aulas foram, além de produtivas, instigantes. A gamificação utilizada neste sentido se mostrou eficiente. O tema requer a ampliação das investigações referentes a novas estratégias de gamificação com o objetivo de promover novas aprendizagens e outras formas de aplicá-las.

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Biografia do Autor

Ricardo Silva da Silva

Mestre em Gestão Educacional. Professor do Centro de Educação Profissional da Fundação Pão dos Pobres. Brasil.

Adriana Justin Cerveira Kampff, PUCRS

Doutora em Informática na Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Colaboradora do Programa de Pós-Graducação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Brasil.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

DA SILVA, R. S.; KAMPFF, A. J. C. A gamificação como estratégia pedagógica no Ensino Profissional. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10283. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10283. Acesso em: 9 dez. 2024.