Processos formativos e o ensino de geometria: uma metassíntese de artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10248

Palavras-chave:

Colaboração, Geometria dinâmica, Tarefas, Conhecimento do professor

Resumo

Este artigo busca identificar e analisar aspectos teóricos e metodológicos relativos à formação continuada de professores de matemática e o ensino de geometria. O corpus desta revisão se constitui na análise de 20 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, agrupados em quatro unidades temáticas: Trabalho Colaborativo, Geometria Dinâmica, Tarefas e Conhecimento do Professor. Realizaram-se sínteses interpretativas e integrativas em cada unidade, a fim de abordar o objetivo ou a questão de pesquisa, o modo de respondê-la, o contexto e os processos metodológicos, bem como os principais resultados de cada estudo. Os processos formativos revelaram-se ambientes favoráveis às melhorias no ensino da geometria porque acarretam mudanças nas práticas dos professores, possibilitam a emergência de processos de argumentação e a validação em geometria por meio da aprendizagem compartilhada e favorecem o processo de reflexão da prática e sobre ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele da Silva, Universidade Federal do ABC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). Especialista em Inovações no Ensino de Matemática pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do grupo de pesquisa FORTEMAT - Formação de Professores e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (UFABC). Brasil.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC

Professor Adjunto do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciado em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Líder do Grupo de Pesquisa FORTEMAT - Formação de Professores e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (UFABC). Brasil.

Downloads

Publicado

05-05-2020

Como Citar

DA SILVA, F.; PAZUCH, V. Processos formativos e o ensino de geometria: uma metassíntese de artigos científicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i2.10248. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10248. Acesso em: 15 set. 2024.