Overdenture retida por implante único: Uma alternativa para a reabilitação oral de idosos

Alternativa de reabilitação oral de idosos

Autores

  • Kassia Hauck Faculdade de Odontologia - Universidade de Passo Fundo
  • Thamiris Nogueira Sacker
  • Valquiria de Jesus Freitas Faculdade de Odontologia - Universidade de Passo Fundo
  • João Paulo De Carli Faculdade de Odontologia - Universidade de Passo Fundo
  • Micheline Sandini Trentin FOUPF, Passo Fundo/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i1.9707

Palavras-chave:

Sobredentadura Implantes. Implante único.

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida, houve também o aumento da procura dos pacientes edêntulos por uma forma reabilitadora que lhes proporcione maior eficiência mastigatória. Sendo assim, as sobredentaduras sobre implantes utilizando sistemas de encaixe representam modalidade protética mucossuportada e implantorretida que possibilita maior segurança, estabilidade e estética, além de apresentarem menor custo e facilidade para higienização. Internacionalmente, dois implantes são considerados adequados para manter uma overdenture nas mandíbulas desdentadas. No entanto, para muitos pacientes a instalação de dois implantes pode representar um procedimento invasivo e oneroso. Por meio do relato de um caso clínico e da literatura consultada, o presente trabalho mostra que a inserção de um único implante na porção central da mandíbula pode estabilizar a prótese total e melhorar a qualidade de vida e a função mastigatória da saúde bucal. Paciente masculino, 65 anos de idade, relatava falta de estabilidade da prótese total inferior convencional, confeccionada há vários anos. O tratamento proposto foi a instalação de implante único em sínfise mandibular e posterior confecção de novas próteses totais. Uma fixação com pilar tipo o’ring e matriz ativada por parafuso foi usada para manter a sobredentadura inferior. Os resultados clínicos iniciais são promissores, sendo que o paciente do caso em questão relata melhoria na mastigação, estabilidade e função da prótese retida por implante único. No entanto, antes que esse método possa ser recomendado para aplicação clínica geral, são necessários resultados de estudos clínicos longitudinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kassia Hauck, Faculdade de Odontologia - Universidade de Passo Fundo

Especialista em Implantodontia e Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, aluna do curso de Mestrado em Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UPF.  

Thamiris Nogueira Sacker

Mestre em Odontologia pela ULBRA/RS, aluna do curso de Doutorado em Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da UPF.

Valquiria de Jesus Freitas, Faculdade de Odontologia - Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UPF.

João Paulo De Carli, Faculdade de Odontologia - Universidade de Passo Fundo

Especialista em Prótese Dentária, Mestre e Doutor em Estomatologia; Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da UPF.

Micheline Sandini Trentin, FOUPF, Passo Fundo/RS, Brasil.

Especialista em Implantodontia, Mestre e Doutora em Periodontia; Professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da UPF.

Downloads

Publicado

18-06-2020

Como Citar

Hauck, K., Sacker, T. N., Freitas, V. de J., De Carli, J. P., & Trentin, M. S. (2020). Overdenture retida por implante único: Uma alternativa para a reabilitação oral de idosos: Alternativa de reabilitação oral de idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 17(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i1.9707

Edição

Seção

Artigos Originais