Manejo terapêutico na deficiência de cálcio: uma revisão sistemática

Autores

  • Ana Paula Anzolin
  • Silvia Cristina Fagundes
  • Micheila Alana Fagundes
  • Gabriela Dal Pizzol
  • Marcos Roberto Spassim
  • Charise Dallazem Bertol

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i1.9669

Palavras-chave:

Cálcio, Osteoporose, Tratamento, Farmacoeconomia, Idosos

Resumo

Introdução A perda de massa óssea gradual origina osteopenia e sua evolução leva a osteoporose. A mesma é caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, aumento da fragilidade óssea e da susceptibilidade à fraturas. O objetivo deste artigo foi avaliar as diferenças entre as apresentações de cálcio disponíveis comercialmente quanto a sua eficácia, segurança e custos. Metodologia Foi realizada uma revisão sistemática, utilizando as palavras-chave: “calcium”, “osteoporosis”, “doses”, “treatment”, “randomised”, “controlled” e “meta-analysis”. A seleção das publicações foi feita a partir de critérios de inclusão e exclusão. Resultados Ao total 2902 artigos relevantes foram identificados.  Destes, 11 preencheram os critérios de seleção e foram incluídos neste estudo. Entre os sais de cálcio, encontra-se o citrato, carbonato, fluoreto, folinato, fosfato, e de ostras, e também são usados os bifosfonados, e cálcio associado a vitamina D e magnésio. Conclusão O uso do cálcio apresenta muitos benefícios na prevenção e tratamento da osteoporose, especialmente ao ser associado ao magnésio e vitamina D. O citrato de cálcio mostrou-se como a melhor opção de compra, visto que pode ser usado por idosos com problemas renais e também por pacientes que utilizam antiácidos, mostrando uma absorção e biodisponibilidade superior ao carbonato, sendo a escolha com o menor preço encontrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Anzolin

Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Silvia Cristina Fagundes

Curso de Farmácia. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Micheila Alana Fagundes

Curso de Farmácia. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Gabriela Dal Pizzol

Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Marcos Roberto Spassim

Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Charise Dallazem Bertol

Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil. Curso de Farmácia. Universidade de Passo Fundo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

Anzolin, A. P., Fagundes, S. C., Fagundes, M. A., Dal Pizzol, G., Spassim, M. R., & Bertol, C. D. (2020). Manejo terapêutico na deficiência de cálcio: uma revisão sistemática. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 17(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i1.9669

Edição

Seção

Artigos Originais