Prevenção de quedas na velhice: perfil e assiduidade a um programa de educação em saúde

Autores

  • Carolina Menezes Sinato Universidade de São Paulo
  • Samila Sathler Tavares Batistoni
  • Adriana Harumi Nishizaki da Silva
  • Vanessa Lopes Munhoz Afonso

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i2.9088

Palavras-chave:

Gerontologia. Acidentes por quedas. Perfil de saúde. Promoção da saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: Quedas na população idosa são classificadas mundialmente como uma questão de saúde pública devido a sua alta prevalência e consequências em termos de morbimortalidade e qualidade de vida. OBJETIVO: descrever intervenção multifatorial para prevenção de quedas em idosos caidores pertencentes a um ambulatório de atenção secundária e caracterizar a amostra de participantes. MATERIAL E MÉTODOS: Os participantes passaram por avaliação multidimensional e em seguida inseridos em intervenção com duração de doze semanas, dividida em treinamento funcional e atividade educativa abordando temas referentes aos fatores de risco para quedas. RESULTADOS: Participaram 206 idosos, com idade média de 75,6 anos, sendo 86,9% do sexo feminino. A ocorrência de quedas nos últimos doze meses foi verificada em 89,3% da amostra, com relação aos indicadores físicos, funcionais e psicológicos, a pontuação média obtida na EEB foi 46,5 pontos, para o TUG 12,2 segundos, para o VM 1,2m/s e PP apresentou força muscular global de 18,1kg. Medo de cair esteve presente em 83,5% dos participantes e 61,2% apresentou alta percepção no risco de quedas. O índice de assiduidade à intervenção foi de 60,4%. CONCLUSÕES: É de extrema importância que este tema seja inserido permanentemente em campanhas educativas para que de fato a prevenção ocorra e seja possível desmistificar o conceito de que cair é normal e faz parte da velhice. O treinamento dos profissionais de saúde deve ser constante para que estes estejam sensibilizados e realizem busca ativa dos idosos que necessitam ser encaminhados para programas específicos em prevenção de quedas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samila Sathler Tavares Batistoni

Psicóloga, Professora Doutora em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - – EACH/USP, São Paulo, SP, Brasil.

Adriana Harumi Nishizaki da Silva

Enfermeira, Especialista em Saúde Pública, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”, São Paulo, SP, Brasil.

Vanessa Lopes Munhoz Afonso

Enfermeira, Mestre em Ciências,  Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

01-05-2022

Como Citar

Sinato, C. M., Batistoni, S. S. T., Silva, A. H. N. da, & Afonso, V. L. M. (2022). Prevenção de quedas na velhice: perfil e assiduidade a um programa de educação em saúde. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(2), 14-23. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i2.9088

Edição

Seção

Artigos Originais