Prevenção de quedas na velhice: perfil e assiduidade a um programa de educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i2.9088Palavras-chave:
Gerontologia. Acidentes por quedas. Perfil de saúde. Promoção da saúdeResumo
INTRODUÇÃO: Quedas na população idosa são classificadas mundialmente como uma questão de saúde pública devido a sua alta prevalência e consequências em termos de morbimortalidade e qualidade de vida. OBJETIVO: descrever intervenção multifatorial para prevenção de quedas em idosos caidores pertencentes a um ambulatório de atenção secundária e caracterizar a amostra de participantes. MATERIAL E MÉTODOS: Os participantes passaram por avaliação multidimensional e em seguida inseridos em intervenção com duração de doze semanas, dividida em treinamento funcional e atividade educativa abordando temas referentes aos fatores de risco para quedas. RESULTADOS: Participaram 206 idosos, com idade média de 75,6 anos, sendo 86,9% do sexo feminino. A ocorrência de quedas nos últimos doze meses foi verificada em 89,3% da amostra, com relação aos indicadores físicos, funcionais e psicológicos, a pontuação média obtida na EEB foi 46,5 pontos, para o TUG 12,2 segundos, para o VM 1,2m/s e PP apresentou força muscular global de 18,1kg. Medo de cair esteve presente em 83,5% dos participantes e 61,2% apresentou alta percepção no risco de quedas. O índice de assiduidade à intervenção foi de 60,4%. CONCLUSÕES: É de extrema importância que este tema seja inserido permanentemente em campanhas educativas para que de fato a prevenção ocorra e seja possível desmistificar o conceito de que cair é normal e faz parte da velhice. O treinamento dos profissionais de saúde deve ser constante para que estes estejam sensibilizados e realizem busca ativa dos idosos que necessitam ser encaminhados para programas específicos em prevenção de quedas.Downloads
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Publicado
01-05-2022
Como Citar
Sinato, C. M., Batistoni, S. S. T., Silva, A. H. N. da, & Afonso, V. L. M. (2022). Prevenção de quedas na velhice: perfil e assiduidade a um programa de educação em saúde. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(2), 14-23. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i2.9088
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Seção
Artigos Originais
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