Educação, gênero e envelhecimento: um olhar interseccional da mulher velha em um Programa de EJA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.9065Resumo
O processo de envelhecimento da população é uma realidade mundial e brasileira, e que possui um contundente componente de gênero, haja vista o fenômeno de feminização da velhice. Embora a população velha, especialmente as mulheres, esteja vivendo mais, seu crescimento não é acompanhado de políticas públicas que garantam os seus direitos. Dentre esses, a educação emerge como um desafio no que tange ao seu direcionamento a mulheres na fase da velhice. Assim, o objetivo geral do estudo consistiu em analisar os significados que as mulheres velhas – participantes de um Programa de EJA em Fortaleza-CE – atribuem à educação, para compreender se essa experiência influencia em suas vidas, na perspectiva de gênero. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das seguintes técnicas para obtenção das informações: observação direta e entrevista não-estruturada baseada no método História Oral Temática. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma Escola Municipal de Fortaleza, com a participação de 5 (cinco) mulheres velhas alunas da EJA, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As percepções, sobre o retorno ou acesso pela primeira vez aos estudos, foram reunidas em 3 (três) categorias empíricas: lazer/ sociabilidade, cidadania/ pertença, liberdade/ autonomia. Dessa forma, os significados foram os mais variados possíveis, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, onde possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases de suas vidas.Downloads
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Publicado
06-02-2025
Como Citar
Menezes, K. M. G., & Furtado, E. D. P. (2025). Educação, gênero e envelhecimento: um olhar interseccional da mulher velha em um Programa de EJA. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 21, 6-13. https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.9065
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Artigos Originais
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