Educação, gênero e envelhecimento: um olhar interseccional da mulher velha em um Programa de EJA

Autores

  • Kelly Maria Gomes Menezes Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Eliane Dayse Pontes Furtado Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.9065

Resumo

O processo de envelhecimento da população é uma realidade mundial e brasileira, e que possui um contundente componente de gênero, haja vista o fenômeno de feminização da velhice. Embora a população velha, especialmente as mulheres, esteja vivendo mais, seu crescimento não é acompanhado de políticas públicas que garantam os seus direitos. Dentre esses, a educação emerge como um desafio no que tange ao seu direcionamento a mulheres na fase da velhice. Assim, o objetivo geral do estudo consistiu em analisar os significados que as mulheres velhas – participantes de um Programa de EJA em Fortaleza-CE – atribuem à educação, para compreender se essa experiência influencia em suas vidas, na perspectiva de gênero. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das seguintes técnicas para obtenção das informações: observação direta e entrevista não-estruturada baseada no método História Oral Temática. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma Escola Municipal de Fortaleza, com a participação de 5 (cinco) mulheres velhas alunas da EJA, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As percepções, sobre o retorno ou acesso pela primeira vez aos estudos, foram reunidas em 3 (três) categorias empíricas: lazer/ sociabilidade, cidadania/ pertença, liberdade/ autonomia. Dessa forma, os significados foram os mais variados possíveis, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, onde possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases de suas vidas.

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Biografia do Autor

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social, professora substituta do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especializanda em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), concludente do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS) pela UECE, com a seguinte pesquisa: "Corpos velhos e a beleza do crepúsculo: um debate sobre os (re) significados da corporeidade na velhice". Tem experiência acadêmica e profissional na área de Serviço Social, com ênfase em Velhice e Envelhecimento, Gerontologia Social, Sociologia do Corpo, Sociologia das Gerações, Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas.

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Publicado

06-02-2025

Como Citar

Menezes, K. M. G., & Furtado, E. D. P. (2025). Educação, gênero e envelhecimento: um olhar interseccional da mulher velha em um Programa de EJA. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 21, 6-13. https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.9065

Edição

Seção

Artigos Originais