Dança e ginástica associados à qualidade de vida em grupos de idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i1.8292

Palavras-chave:

Idoso, Qualidade de Vida, Dança, Ginástica.

Resumo

O objetivo foi analisar a associação da prática de dança e da ginástica com a percepção da qualidade de vida e seus domínios em um grupo de idosas de Curitiba/PR, Brasil. Participara do estudo 219 idosas, divididas em grupos, sendo: não praticantes de atividade física, dança e ginástica. Estudo transversal verificando associação por meio da regressão linear múltipla. Foram aplicados os instrumentos WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD para avaliar a qualidade de vida. A média de idade das idosas participantes foi de 71,3 ± 4,7 anos. Na análise pelo WHOQOL-BREF as idosas praticantes de ginástica e dança tiveram melhores escores de percepção de qualidade de vida em relação ao grupo de não praticantes de atividade física (ginástica aumentou de 0,33 a 0,50, e a dança 0,65 a 1,11, nos domínios associados). Na análise do WHOQOL- OLD, praticar ginástica aumentou de 0,32 a 0,43, e as praticantes de dança de 0,64 a 0,82 entre os domínios associados. As práticas de atividades físicas estruturadas, e principalmente a dança, parecem excelentes possibilidades para contribuições importantes na percepção positiva da qualidade de vida da pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes, Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na Faculdade Santana; Doutorando em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Andréa Krawutschke Iera, Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Michael Pereira da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Departamento de Educação Física, Guarapuava - Paraná – Brasil.

Doutor e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR-Brasil.

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná; Departamento de Educação Física

Doutor e Pós-Doutor em Desenvolvimento Motor e estudos dos esportes pela University of Pittsburgh (EUA). Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Educação Física, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas. Pós-Doutor pelo Instituto Estadual de Cultura Física de Moscou (Rússia). Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba II, Departamento de Musicoterápia, Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação Física Pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR-Brasil. Docente da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II, Departamento de Musicoterápia, Curitiba, PR-Brasil.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

Gomes, F. R. H., Iera, A. K., Silva, M. P. da, Gasparotto, G. da S., Campos, W. de, Oliveira, V. de, & Vagetti, G. C. (2022). Dança e ginástica associados à qualidade de vida em grupos de idosas. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(1), 21-28. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i1.8292

Edição

Seção

Artigos Originais