Projeto digital storytelling: trabalhando narrativas digitais com idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i1.8018

Palavras-chave:

Narrativas. Digitais. Idosos. Tecnologia.

Resumo

Este século marcou uma transição na forma de narrar histórias, já que é possível faze-lo hoje de forma mais envolvente através da incorporação de áudio, imagens, clipes e músicas produzidas em uma plataforma digital. O objetivo geral desta pesquisa é relatar a experiência na participação de um projeto de Narrativas Digitais com idosos no Canadá. Esse projeto aconteceu em 10 semanas, num formato de workshop, aonde o pesquisador ensinou o participante a elaborar e escrever uma estória e informou quais seriam os recursos utilizados nesse processo. Esse trabalho foi realizado com pessoas idosas, que foram convidadas a participar do workshop. Para esse projeto foi utilizado um software para gravação do áudio da voz do participante, colocação das imagens e montagem da sonoplastia. Os estudos no Canadá com Narrativas Digitais entre a população idosa, tem mostrado resultados positivos na interação social, estimulação cognitiva e bem-estar percebido. Palavras-chave: Narrativas. Digitais. Idosos. Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Brandão Viana, UNASP

Helena Brandão Viana concluiu a Graduação em educação fisica pela Universidade Estadual de Campinas em 1989. Cursou mestrado em educação fisica pela UNICAMP, concluido em 2003. Em seu doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a escala ASKAS, para utilizacão na cultura brasileira e passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina "programas de promoção de saúde no envelhecimento" e teve como orientador internacional o Prof. Dr. Andrew Wister, diretor do departamento de gerontologia daquela universidade.Foi durante 5 anos coordenadora da da faculdade adventista da terceira idade e por 12 anos coordenadora do projeto feliz idade, de atividades física com idosos. Também foi professora titular no curso de educação física no UNASP-HT. Ministra aulas de metodologia de pesquisa em cursos de pós-graduação no unasp-HT. É professora permanente no mestrado em educação no UNASP-EC. Esteve como pesquisadora visitante na Simon Fraser University, Canada, na faculdade de educação, junto ao programa AGE-WELL, com a qual possui parceria de Pesquisa em dois projetos. Possui tambem uma parceria com a Andrews University nos EUA, para validação do GDI, Inventario para avaliar o crescimento espiritual.

Downloads

Publicado

15-06-2020

Como Citar

Viana, H. B. (2020). Projeto digital storytelling: trabalhando narrativas digitais com idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 17(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v17i1.8018

Edição

Seção

Artigos Originais