Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates

Autores

  • Vanessa Santiago do Carmo Obras Sociais Irmã Dulce
  • Lorena D'O' Aragão Vilas Boas Obras Sociais Irmã Dulce
  • Ana Luíza Azevedo do Vale Obras Sociais Irmã Dulce
  • Igor de Matos Pinheiro Obras Sociais Irmã Dulce

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i2.7006

Palavras-chave:

Aptidão física. Doença de Parkinson. Idosos. Pilates.

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que provoca deterioração dos parâmetros físicos dos idosos, resultando em limitação funcional e redução da aptidão física. O método Pilates é uma modalidade de exercício físico que promove benefícios para os idosos, porém, observa-se uma escassez de publicações científicas sobre o impacto da técnica nos parâmetros da aptidão física em idosos com DP. O objetivo deste estudo foi examinar a aptidão física de idosos com DP submetidos à intervenção pelo método Pilates. Trata-se de um ensaio clínico de braço único, realizado com quatro idosos acompanhados no ambulatório de fisioterapia de um centro de geriatria e gerontologia em Salvador, Bahia, Brasil. Participaram idosos (≥ 60 anos) com diagnóstico de DP, em uso regular das medicações, que não houvessem realizado atividade física nos dois meses anteriores à intervenção. Foram excluídos idosos com declínio cognitivo, com disfunções musculoesqueléticas que comprometessem a realização dos exercícios ou com frequência irregular na intervenção (três ausências consecutivas). Os dados coletados foram: situação clínica e sociodemográfica, estado cognitivo, severidade da DP e aptidão física. Os idosos participaram de 30 sessões do método Pilates (pré-Pilates, mat Pilates, treino de equilíbrio e marcha, exercícios de relaxamento corporal). Após a intervenção, foram observados valores superiores aos da avaliação inicial nos parâmetros de força e resistência de membros superiores e inferiores, de flexibilidade de membros superiores e inferiores e de mobilidade física. Conclui-se que o método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz no processo de reabilitação desses idosos parkinsonianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Santiago do Carmo, Obras Sociais Irmã Dulce

Fisioterapeuta assistencial com atuação na área de Geriatria e Gerontologia.

Lorena D'O' Aragão Vilas Boas, Obras Sociais Irmã Dulce

Fisioterapeuta assistencial com atuação na área de Geriatria e Gerontologia.

Ana Luíza Azevedo do Vale, Obras Sociais Irmã Dulce

Fisioterapeuta principal com atuação na área de Geriatria e Gerontologia.

Igor de Matos Pinheiro, Obras Sociais Irmã Dulce

Fisioterapeuta da Educação Permanente das Obras Sociais Irmã Dulce, Mestre e Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

24-04-2018

Como Citar

do Carmo, V. S., Boas, L. D. A. V., do Vale, A. L. A., & Pinheiro, I. de M. (2018). Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i2.7006

Edição

Seção

Artigos Originais