Avaliação nutricional de idosos institucionalizados de uma ILPI do interior do estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Leucinéia Schmidt Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen.
  • Taís Fátima Soder Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen
  • Dionara Simoni Hermes Volkweis Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen
  • Fábia Benetti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i1.6581

Palavras-chave:

Instituição de Longa permanência. Idosos. Estado Nutricional. Antropometria.

Resumo

Idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) podem apresentar alterações no estado nutricional. Este estudo objetivou avaliar o estado nutricional de idosos institucionalizados de uma ILPI do interior do estado do Rio Grande do Sul, por meio de indicadores antropométricos. Trata-se de um estudo de cunho transversal, de natureza quantitativa. Verificaram-se: peso, altura do joelho, circunferência da cintura (CC), circunferência da panturrilha (CP), circunferência do braço (CB) e prega cutânea triciptal (PCT). A análise estatística foi realizada com o auxílio do programa Windows Microsoft Excel 2010. As variáveis quantitativas foram descritas pelas medidas de tendência central (média) e pelas medidas de dispersão (desvio padrão). As variáveis qualitativas foram apresentadas por meio de frequências absolutas e relativas simples. Participaram do estudo 41 idosos, sendo 30 (73,2%) mulheres com idade média de 79,53 ± 9,61 anos e 11 (26,8%) homens com idade média de 72,90 ± 12,72 anos. Por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), verificou-se alta prevalência de desnutrição (34,1%) e sobrepeso (24,4%). Quanto à CC, a maioria dos idosos (46,2%) apresentou risco muito elevado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Pela CP, foi identificada 40% das mulheres em desnutrição, já os homens não apresentaram desnutrição por esse parâmetro. Por intermédio da adequação da CB, a maioria dos idosos apresentou desnutrição leve e moderada. Conforme a adequação da PCT, ocorreu maior prevalência de desnutrição no sexo feminino. Segundo a adequação da circunferência muscular do braço (CMB), a maioria dos homens apresentou desnutrição leve, e a maioria das mulheres apresentou eutrofia. Pode-se concluir que, nesta ILPI, o estado de eutrofia é o mais prevalente (41,5%). Enfim, há a necessidade de ações educativas nesta instituição, para melhorar o estado nutricional e evitar complicações relacionadas à saúde dos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leucinéia Schmidt, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen.

Acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Frederico Westphalen/RS. Departamento de Ciências da Saúde. Curso de nutrição.

Taís Fátima Soder, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista. Mestre em Educação pelo PPGEDU URI-Frederico Westphalen. Departamento de Ciências da Saúde. Curso de nutrição.

Dionara Simoni Hermes Volkweis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista. Mestre em Envelhecimento Humano, docente e coordenadora do Curso de Nutrição da URI-FW. Departamento de Ciências da Saúde. Curso de nutrição.

Fábia Benetti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus de Frederico Westphalen

Nutricionista. Mestre em Envelhecimento Humano, doutoranda em Gastroenterologia e Hepatologia UFRGS, docente do Curso de Nutrição da URI-FW. Departamento de Ciências da Saúde. Curso de nutrição.

Downloads

Publicado

11-10-2017

Como Citar

Schmidt, L., Soder, T. F., Hermes Volkweis, D. S., & Benetti, F. (2017). Avaliação nutricional de idosos institucionalizados de uma ILPI do interior do estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i1.6581

Edição

Seção

Artigos Originais