Análise da produção científica no Brasil sobre envelhecimento e quedas

Autores

  • Rebeca Fernanda Ferraz de Almeida Faculdade Independente do Nordeste
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i2.5948

Palavras-chave:

Envelhecimento. Quedas. Idosos. Fatores de ricos.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a produção científica no Brasil sobre envelhecimento e quedas. Trata-se de uma revisão sistemática qualitativa, na qual foram incluídos artigos escritos em português publicados no período de 2011 a 2015. Foram analisadas dezessete publicações que trataram dos temas mais abordados sobre a relação entre quedas e envelhecimento. Mediante a análise de conteúdo de Bardin, emergiram três temas de análise: fatores intrínsecos de risco para quedas, fatores extrínsecos de risco para quedas e intervenção preventiva: contribuições para a saúde dos idosos. Evidenciou-se, ainda, diante da análise do conhecimento produzido por outros autores, que a queda é um fator determinante para o declínio da saúde da população e que há uma interligação frequente entre os fatores de risco tanto intrínsecos como extrínsecos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Fernanda Ferraz de Almeida, Faculdade Independente do Nordeste

Graduanda do Curso de Fisioterapia da Faculdade Independente do Nordeste

Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Fisioterapia, Mestre e doutora em Ciências da Saúde/UFRN. Pós-doutora em Saúde Coletiva/ISC-UFBA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

16-12-2016

Como Citar

de Almeida, R. F. F., & Reis, L. A. dos. (2016). Análise da produção científica no Brasil sobre envelhecimento e quedas. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 13(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i2.5948

Edição

Seção

Artigos Originais