Metamemória no envelhecimento e os impactos promovidos pela Oficina de Memória

Autores

  • Katia Simone Ploner
  • Marluci Camila Gomes
  • Sunamita Tábita dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i2.5937

Palavras-chave:

Oficina de Memória. Memória. Metamemória. Envelhecimento. Qualidade de vida

Resumo

Em pessoas idosas, as queixas em relação ao declínio da memória são comuns. Nessa perspectiva, foi criado o projeto denominado Oficina de Memória. O presente estudo tem por objetivo geral analisar a metamemória no envelhecimento dos participantes e os impactos promovidos pela referida oficina. Os objetivos específicos são identificar os motivos pelos quais os idosos buscaram o curso, verificar se ocorreram mudanças na metamemória após participarem da oficina e se houve impacto na qualidade de vida dos sujeitos. Para tanto, foram entrevistadas oito pessoas que participaram, em 2014, da Oficina de Memória do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Itajaí, Santa Catarina. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo, por meio da técnica de análise temático-categorial. O material textual deu origem a quatro categorias: percepções sobre a memória, motivos para participar da Oficina de Memória, impacto da oficina na metamemória e na qualidade de vida. Constatou-se que os participantes consideram que sua memória é parte importante da constituição de sua identidade e elemento organizador da vida no cotidiano. Apesar de a maioria dos entrevistados perceber seu bom funcionamento mnemônico, eles relataram identificar também, com o passar dos anos, transformações na memória. Os resultados apontaram que a participação na oficina contribuiu para a otimização dessa função e para a socialização, impactando de forma positiva na qualidade de vida dos indivíduos.

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Publicado

16-12-2016

Como Citar

Ploner, K. S., Gomes, M. C., & Santos, S. T. dos. (2016). Metamemória no envelhecimento e os impactos promovidos pela Oficina de Memória. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 13(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i2.5937

Edição

Seção

Artigos Originais