Qualidade da dieta entre idosos com arranjo familiar diferenciado na região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul

Autores

  • Francine da Rocha Flores Universidade Feevale
  • Flavia Porto Wieck Universidade do Vale do Rios dos Sinos
  • João Carlos Piccoli Ohio State University
  • Maria Helena Weber Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i2.5687

Palavras-chave:

envelhecimento, Hábitos Alimentares, Nutrição do Idoso

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo, de corte transversal, é comparar a qualidade da dieta de idosos que residem sozinhos com idosos que residem na companhia de algum familiar. Os participantes eram frequentadores de grupos de convivência de terceira idade, de uma população de 431 idosos, com idade entre 60 e 79 anos. Foi selecionado o número total daqueles que residiam sozinhos, 136 indivíduos, mais os 136 primeiros da lista de amostragem, que residiam na companhia de algum familiar, resultando em uma amostra composta por 272 idosos. Como instrumento, utilizou¬-se o índice de alimentação saudável (IAS) além de medidas antropométricas e um questionário sociodemográfico. A idade média obtida foi 70,7 anos (± 5,3), com 94,1% do sexo feminino. Dentre o total da amostra de idosos, a média do índice de massa corporal foi de 29,3 kg/m² (± 4,3), classificados, assim, como sobrepeso. O escore total do IAS encontrado no grupo de idosos que residem sozinhos foi 78,5 pontos (± 11,8) e os idosos que residem com familiar obtiveram 77,5 pontos (± 16,2), indicando necessidade de melhoria na dieta para ambos. Os achados revela¬ram que não houve diferença estatística da qualidade da dieta de idosos que residem sozinhos quando comparados com aqueles que residiam com a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine da Rocha Flores, Universidade Feevale

Nutricionista pela Universidade Feevale

Flavia Porto Wieck, Universidade do Vale do Rios dos Sinos

Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica, RS (PUCRS). Especialista em Nutrição Clínica e Nutricionista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Ex-docente Curso de Nutrição Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

João Carlos Piccoli, Ohio State University

Ph.D. em Educação Física, Ohio State University, Columbus, Ohio, USA. Prof. Aposentado da Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. Ex-docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Curso de Educação Física Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria Helena Weber, Universidade Feevale

Nutricionista, especialista em Ciências do Esporte e Doutora em Bioquímica. Possui experiência em Nutrição Clínica e do Esporte. Docente do curso de Nutrição da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

16-12-2016

Como Citar

Flores, F. da R., Wieck, F. P., Piccoli, J. C., & Weber, M. H. (2016). Qualidade da dieta entre idosos com arranjo familiar diferenciado na região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 13(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i2.5687

Edição

Seção

Artigos Originais