Relação da qualidade de vida com o estado nutricional e faixa etária de idosos

Autores

  • Aline Bochi Univates
  • Fernanda Scherer Adami Univates

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i1.5554

Palavras-chave:

Idoso. Qualidade de vida. Estado nutricional

Resumo

O objetivo deste estudo foi relacionar o gênero, a renda, a idade e as medidas antropométricas com os domínios de qualidade de vida dos idosos participantes de um grupo da terceira idade de um município do interior do Rio Grande do Sul. A amostra foi constituída por 103 idosos, que participaram da coleta de dados antropométricos de peso, altura e circunferência da cintura, responderam o questionário validado WHOQOL-BREF e um questionário estruturado sobre dados socioeconômicos, gênero e idade. Foi realizado o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado o estado nutricional conforme a Organização Pan-Americana de Saúde (2002) . Quando comparados os domínios de qualidade de vida entre os gêneros, não foi observada associação significativa; em relação ao estado nutricional, 49,5% dos idosos apresentaram sobrepeso e obesidade. A melhor média foi observada no domínio de meio ambiente, já ao correlacionar as médias dos domínios de qualidade de vida com idade, IMC, circunferência da cintura e peso, observou-se correlação inversa e significativa entre idade e domínio físico (p=0,001) e domínio social (p<0,001), bem como entre IMC e domínio psicológico (p=0,035). Peso e circunferência da cintura não foram correlacionados significativamente com os domínios de qualidade de vida. Concluiu-se que, quanto maior a idade, menores foram os escores para os domínios físico e social e, quanto maior o IMC, significativamente menor a média do domínio psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Bochi, Univates

acadêmica do curso de nutrição da Univates

Fernanda Scherer Adami, Univates

Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, mestrado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS (2008), Graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), especialização em Nutrição Clínica pela Unisinos (2004), especialização em Educação e Saúde pela Univates (2012), especialização por meritocracia pela Asbran em Saúde Coletiva (2013), e atualmente é docente e coordenadora do curso de nutrição da Univates.

Downloads

Publicado

11-10-2017

Como Citar

Bochi, A., & Adami, F. S. (2017). Relação da qualidade de vida com o estado nutricional e faixa etária de idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 14(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v14i1.5554

Edição

Seção

Artigos Originais