A psicossomática expressa no corpo dos profissionais da educação pública simbolizando os problemas enfrentados na rede estadual

Autores

  • Graciela Ormezzano Universidade de Passo Fundo
  • Jussara Morandini Strehl
  • Alexandre Marek
  • Gustavo Valente
  • Marcelo Luza

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i3.5265

Palavras-chave:

Mal-estar docente. Psicossomática. Vida adulta. Saúde. Apoio multiprofissional.

Resumo

Este estudo discute as relações entre o mal--estar dos profissionais da educação e a psicossomática expressa no corpo como espaço de simbolização dos problemas enfrentados pelos professores da rede pública estadual, na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Os objetivos foram: verificar partes do corpo e idade mais vulneráveis dos professores e interpretar o simbolismo desses problemas de saúde em relação aos aspectos pessoais e profissionais. A pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa de cunho hermenêutico. Os participantes da investigação foram classificados pelas idades, de acordo com a divisão da Organização Mundial da Saúde e pelas partes do corpo afetadas. O texto traz como resultados a identificação dos problemas de saúde traumatológicos e ortopédicos, principalmente em membros inferiores, entre 46 e 60 anos de idade e o simbolismo desses problemas de saúde. No que diz respeito ao aspecto profissional, tais problemas decorrem da interação na escola, onde sofrem pressão emocional, têm excesso de trabalho e grande mobilidade, o que gera altos níveis de estresse; a problemática do mal-estar docente nos seus aspectos psicossomáticos e a necessidade de um sistema multiprofissional de apoio ao docente.

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Biografia do Autor

Graciela Ormezzano, Universidade de Passo Fundo

Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Arteterapeuta pela Universidade Candido Mendes; Mestra e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; docente e pesquisadora do Curso de Artes Visuais/LP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, Coordenadora da Especialização em Arteterapia.

Jussara Morandini Strehl

Licenciada e bacharela em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo; especialista em Psicopedagogia; mestra em Educação pela mesma instituição; docente de Ensino Médio na Rede Pública Estadual e na Escola de Ensino Médio Integrado da Fundação Universidade de Passo Fundo.

Alexandre Marek

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo; especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Associação Catarinense de Ensino; docente de Pós-Graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Gustavo Valente

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo e fisioterapeuta da Clínica Equilíbrio: Corpo e Mente, Passo Fundo, RS. Graduando do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas.

Marcelo Luza

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo; especialista em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá e fisioterapeuta das Clínicas Win e Equilíbrio: Corpo e Mente, Passo Fundo, RS.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Ormezzano, G., Morandini Strehl, J., Marek, A., Valente, G., & Luza, M. (2017). A psicossomática expressa no corpo dos profissionais da educação pública simbolizando os problemas enfrentados na rede estadual. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 13(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i3.5265

Edição

Seção

Artigos Originais