Percepção de beleza e cuidados estéticos em mulheres pós-menopausa residentes em um município do interior do Rio Grande do Sul

Autores

  • Marcela Jeani Albarello Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Eliane Roseli Winkelmann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Paula Caitano Fontela
  • Juliana Schneider
  • Evelise Moraes Berlezi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i1.4969

Palavras-chave:

Estética. Climatério. Envelhecimento. Saúde da Mulher

Resumo

A diversidade tecnológica na oferta de tratamentos estéticos e a imposição da sociedade pela valorização da beleza podem gerar mudanças de perfil no público feminino que podem ser específicas, considerando-se as características sociodemográficas, econômicas e culturais da população estudada. Este estudo de caráter quantitativo teve como objetivo conhecer a percepção de beleza e os cuidados estéticos em mulheres rurais na pós-menopausa residentes em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo, mulheres com idade igual e/ou superior a 65 anos, que faziam parte de um grupo da terceira idade. Foi realizada avaliação dos dados antropométricos e entrevista estruturada com questões sobre a percepção de beleza e a realização de procedimentos estéticos. Foram avaliadas vinte mulheres com média de idade de 69,2 anos, massa corporal e estatura média de 73,9 kg e 1,62 m de altura. Apenas 20% da amostra havia feito dieta para emagrecimento, a maioria, 45%, considerava a beleza “mais ou menos importante”, sendo “muito importante” apenas para 10%. Somente duas delas (10%) haviam passado por procedimento cirúrgico, ambas para redução de mama, conforme recomendação médica. Com relação à estética facial e corporal, 40% e 15% das mulheres, respectivamente, realizaram algum procedimento para esse fim. A maioria delas nunca obteve conhecimento sobre estética facial e/ou corporal. Percebe-se que as mudanças na percepção de beleza determinada pela sociedade atual não atinge as mulheres rurais na pós-menopausa residentes em um município do interior do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Jeani Albarello, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Eliane Roseli Winkelmann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Paula Caitano Fontela

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Juliana Schneider

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Evelise Moraes Berlezi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta, Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Líder do grupo de pesquisa/CNPq GERON – Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano.

Downloads

Publicado

29-09-2016

Como Citar

Albarello, M. J., Winkelmann, E. R., Fontela, P. C., Schneider, J., & Berlezi, E. M. (2016). Percepção de beleza e cuidados estéticos em mulheres pós-menopausa residentes em um município do interior do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 13(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v13i1.4969

Edição

Seção

Artigos Originais