Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos

Autores

  • Fernanda Scherer Adami Univates
  • Cassiele Carolina Feil Univates
  • Simone Morelo Dal Bosco Univates

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4959

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Idoso. Estado nutricional. Renda. Saúde do idoso.

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de relacionar o estado nutricional com a qualidade de vida e os dados socioeconômicos de idosos. A amostra foi composta por 156 idosos que participavam de um grupo da terceira idade de um município do interior do Rio Grande do Sul. Foi aplicado o questionário validado de qualidade de vida (WOQOL-BREF) e um questionário estruturado sobre dados socioeconômicos. Foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado conforme a Organização Pan-Americana de Saúde. Quanto aos resultados, a melhor média foi encontrada no domínio social. Em relação ao estado nutricional, 43,6% dos idosos apresentaram sobrepeso e obesidade. Quando associadas as médias dos domínios de qualidade de vida a gênero, faixa salarial e faixa de idade, encontrou-se diferença significativa para as médias do domínio físico em relação ao gênero (p=0,005). Verificou-se que os idosos que ganham mais de um salário mínimo apresentam maiores escores para os domínios físico e psicológico, com p=0,046 e p=0,005, respectivamente. Observou-se, ainda, correlação significativamente inversa entre a idade e o domínio de aspectos sociais (p=0,015) e de meio ambiente (p=0,045), assim como entre o IMC e o domínio físico (p=0,009). Concluiu-se que a idade foi inversamente e significativamente correlacionada com o domínio de aspectos sociais de meio ambiente, e que quanto maior o IMC significativamente menor foi a média do domínio físico. Os idosos do gênero masculino e com renda acima de um salário mínimo presentaram as maiores médias de qualidade de vida em todos os domínios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Scherer Adami, Univates

graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), Especialização em Nutrição Clínica pela UNISINOS em 2004, Especialização em Educação e Saúde pela UNIVATES em 2012, Especialização por meritocracia pela ASBRAN em Saúde Coletiva em 2013, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS em 2008 e Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVATES. Atualmente é professora e coordenadora do curso de nutrição da Univates.

Cassiele Carolina Feil, Univates

Nutricionista egressa do Curso de Nutrição da Univates

Simone Morelo Dal Bosco, Univates

Docentes do Curso de Nutrição da Univates, Doutora em Ciências da Saúde PUCRS.

Downloads

Publicado

08-07-2015

Como Citar

Adami, F. S., Feil, C. C., & Bosco, S. M. D. (2015). Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 12(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4959

Edição

Seção

Artigos Originais