Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público

Autores

  • Monise Laira do Valle Gonçalves Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Gabriela A. Fabbri Broglio Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Aline Cristina Lozano Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Neuseli Marino Lamari Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4548

Palavras-chave:

Idoso. Readmissão do Paciente. Transtornos de Deglutição, Fonoaudiologia.

Resumo

Atualmente, há mudança no perfil epidemiológico e demográfico da população brasileira, com aumento significativo da população idosa. A idade avançada contribui para a suscetibilidade a doenças e maior probabilidade de morte, os idosos compõem o extrato populacional que mais utiliza os serviços de saúde, dos quais se destacam as internações hospitalares caracterizadas por períodos prolongados e maiores índices de readmissão. Com o envelhecimento, muitas alterações fisiológicas vão ocorrendo, inclusive alteração na deglutição, chamada de presbifagia, fator de risco à disfagia. Este estudo objetivou caracterizar o perfil dos idosos reinternados em hospital público usuários de via alternativa de alimentação, por meio de aplicação de questionário desenvolvido por residentes multiprofissionais em Reabilitação Física da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), aplicado a 544 pacientes reinternados nas enfermarias do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), no período de junho a outubro de 2014. Dos pacientes que participaram do estudo, foram selecionados 86 (15,8%) que são os idosos usuários de via alternativa de alimentação. Os resultados apontam que as afecções de base mais prevalentes são de causas neurológicas, os principais motivos das reinternações são afecções respiratórias e 80% contavam com a presença de cuidador. Concluiu-se que uma parcela importante de idosos é usuária de via alternativa de alimentação, predominantemente do sexo masculino, acometidos geralmente pelas afecções de base de causas neurológicas. Sugere-se que sejam realizados novos estudos direcionados a este público, visto que esta população está em crescimento e é responsável por grande parte do uso dos serviços de saúde, necessitando de cuidados especializados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuseli Marino Lamari, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Fisioterapeuta Livre-Docente em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto- FAMERP, São José do Rio Preto- SP, professora adjunta IV-D da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP, São José do Rio Preto-SP junto a Graduação e Pós Graduação Lato e Stricto Sensu.

Downloads

Publicado

20-05-2015

Como Citar

do Valle Gonçalves, M. L., Broglio, G. A. F., Lozano, A. C., & Lamari, N. M. (2015). Perfil dos idosos usuários de via alternativa de alimentação reinternados em hospital público. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 12(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4548

Edição

Seção

Artigos Originais