Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho

Autores

  • Carla Cunha Vaz Universidade de Passo Fundo
  • Helenice de Moura Scortegagna Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4193

Palavras-chave:

Envelhecimento. Educação em Saúde. Cuidados de Enfermagem.

Resumo

O povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cunha Vaz, Universidade de Passo Fundo

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

Helenice de Moura Scortegagna, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gerontologia pela SBGG. Docente do Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano da UPF.

Downloads

Publicado

23-03-2015

Como Citar

Vaz, C. C., & Scortegagna, H. de M. (2015). Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 12(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4193

Edição

Seção

Artigos Originais