Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4193Palavras-chave:
Envelhecimento. Educação em Saúde. Cuidados de Enfermagem.Resumo
O povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida.Downloads
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Publicado
23-03-2015
Como Citar
Vaz, C. C., & Scortegagna, H. de M. (2015). Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 12(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v12i1.4193
Edição
Seção
Artigos Originais
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