Dificuldades no atendimento ao idoso: percepções de profissionais de enfermagem de unidades de saúde da família

Autores

  • Laura Moreira de Sousa Fonseca Faculdade Atenas de Paracatu
  • Cléria Maria Lobo Bittar Universidade de Franca/ Cruzeiro do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i2.4080

Palavras-chave:

Enfermagem. Dificuldades na atenção ao idoso. Promoção de saúde.

Resumo

O atendimento ao idoso requer competências e conhecimentos muitas vezes não suficientemente contemplados durante os anos de formação profissional, tornando comum o relato de dificuldades encontradas pelos profissionais na hora de lidar com essa população. Este estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivos conhecer as percepções e as dificuldades relatadas por um grupo de profissionais de enfermagem sobre o atendimento ao idoso. Participaram deste estudo 12 profissionais da área de Enfermagem que atuavam na Unidade de Saúde da Família no município de Coromandel (MG), que responderam a um questionário elaborado pela autora, para essa finalidade. Os participantes relataram que viam o idoso como uma “pessoa sábia, com muita experiência de vida’, que possuíam “vastos conhecimentos” e que eram capazes de dar “sábios conselhos”. No entanto, apontaram que as maiores dificuldades para lidar com os idosos diziam respeito à falta de maiores conhecimentos sobre as necessidades e os cuidados com a faixa etária e, também, em relação à escassez de informação recebida durante a graduação, além de fatores outros, tais como o descaso dos familiares dos idosos, a dificuldade dos idosos na adesão aos tratamentos de saúde e a sobrecarga de trabalho. Conclui-se que, para atender a necessidade de melhor preparar profissionais para lidar com a crescente demanda no atendimento ao idoso, torna-se necessário rever o conteúdo programático da formação profissional, e, em relação à queixa de sobrecarga de trabalho, é mister uma melhor organização e um planejamento adequado do trabalho, de modo a não comprometer tanto o atendimento prestado, assim como a saúde do próprio trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Moreira de Sousa Fonseca, Faculdade Atenas de Paracatu

Enfermeira. Mestre em Promoção de Saúde pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca, SP. Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Atenas de Paracatu (MG).

Cléria Maria Lobo Bittar, Universidade de Franca/ Cruzeiro do Sul.

Psicóloga. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do curso de Psicologia da Universidade de Franca/Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

03-11-2014

Como Citar

Fonseca, L. M. de S., & Bittar, C. M. L. (2014). Dificuldades no atendimento ao idoso: percepções de profissionais de enfermagem de unidades de saúde da família. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 11(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i2.4080

Edição

Seção

Artigos Originais