Efeito de um programa de exercício aquático na pressão arterial de idoso com hemiparesia

Autores

  • Alisson Padilha de Lima Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.
  • Fabrício Bruno Cardoso Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i2.3969

Palavras-chave:

Atividade física. Pressão arterial. Hemiparesia. Terceira idade.

Resumo

Este trabalho se propõe a avaliar o efeito de um programa de exercício aquático e seus benefícios sobre a pressão arterial de idoso com hemiparesia. O caso estudado foi de um idoso com idade de 60 anos que apresentava hemiparesia do lado esquerdo. Como estratégia metodológica de intervenção, utilizou-se de um programa de exercício aquático, e como estratégia de avaliação, foi aferida a pressão arterial, em conformidade com os procedimentos indicados pelo III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, ou seja, antes e após a prática de exercícios. Essa atividade ocorreu num período de cinco meses, com frequência de cinco vezes semanais, totalizando 90 sessões de exercícios, sendo que, cada sessão tinha duração de uma hora e ocorria de forma individualizada. Por meio dos dados obtidos, o estudo apresentou uma média de 150 mmHg no primeiro mês, e, no último mês avaliado, um escore de 125 mmHg na pressão sistólica, e na diastólica uma média de 95 mmHg no primeiro mês. Além disso, um escore de 80 mmHg no último mês avaliado, mostrando a eficácia da intervenção proposta. Dessa forma, conclui-se que as intervenções executadas por intermédio do programa de exercício aquático foram benéficas sobre os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica do idoso com hemiparesia, tendo importante papel na conscientização e na profilaxia da população que apresenta essa patologia, como um método eficaz aos fatores de risco a possíveis ataques sistêmicos no decorrer da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de Lima, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

EDUCADOR FÍSICO CREF: 001854-G/RO.

Fabrício Bruno Cardoso, Pesquisador do Laboratório de Temas Filosóficos em Conhecimento Aplicado-LABFILC, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, Departamento de Ciências da Atividade Física.

EDUCADOR FÍSICO

Downloads

Publicado

17-11-2014

Como Citar

Lima, A. P. de, & Cardoso, F. B. (2014). Efeito de um programa de exercício aquático na pressão arterial de idoso com hemiparesia. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 11(2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i2.3969

Edição

Seção

Artigos Originais