Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i1.3288Palavras-chave:
Educação, Envelhecimento, EscolaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola.Downloads
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Publicado
01-07-2014
Como Citar
Coutinho, R. X., Rodrigues, J. M., & Acosta, M. A. de F. (2014). Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 11(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i1.3288
Edição
Seção
Artigos Originais
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