Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos

Autores

  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
  • Juliana Maria Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Marco Aurelio de Figueiredo Acosta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i1.3288

Palavras-chave:

Educação, Envelhecimento, Escola

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos idosos em programas de educação de jovens e adultos na cidade de Santa Maria/RS, com o intuito de identificar quais motivos levaram o idoso a voltar ou a começar estudar; conhecer como se sente o educando idoso; reconhecer a percepção dos professores de alunos idosos; e analisar a participação do idoso em sala de aula. Desenvolveu-se um estudo descritivo de cunho qualitativo, por meio de entrevistas e observações com os idosos e seus professores. Participaram do estudo quatro professores e 13 idosos. Por meio dos resultados, observou-se que os motivos que os levaram à escola são a busca da independência, da autonomia e da liberdade, condições que estão associadas ao ato de ler e escrever. A socialização também é um dos principais motivos que levou esses idosos a engajarem-se na EJA. Quanto aos professores, identificou-se que nenhum dos quatro entrevistados afirmou ter tido preparação específica sobre o envelhecimento, ou para trabalhar com pessoas mais velhas, baseando sua prática na experiência pregressa. Portanto, destaca-se a importância de uma aproximação entre universidade e escola com o intuito de preparar esses professores para essa realidade. Assim, a participação efetiva do idoso na escola pode se constituir, num primeiro passo, para uma tomada de consciência de um ser que cresceu e desenvolveu-se como mero expectador de sua própria vida. Palavras-chave: Educação. Envelhecimento. Escola.

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Biografia do Autor

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Graduado em Educação Física, Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, Professor do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Juliana Maria Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Física, Especialista em atividade física, desempenho motor e saúde.

Marco Aurelio de Figueiredo Acosta, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física, Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Coordenador do Núcleo Integrado de Estudos em Apoio à Terceira Idade - NIEATI/UFSM.

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Publicado

01-07-2014

Como Citar

Coutinho, R. X., Rodrigues, J. M., & Acosta, M. A. de F. (2014). Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 11(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v11i1.3288

Edição

Seção

Artigos Originais