Olhares acerca da finitude em idosos

Autores

  • Mauro Trevisan Icesp - Estácio - APLAC
  • Kenya Cristina Alves Faculdade ls
  • Wellington Camilo de Resende Faculdade ls
  • Zilma Aparecida de Oliveira Faculdade LS
  • Jocelaine A. T. Trevisan
  • Vicente de Paula Faleiros Unb- Ucb

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v10i3.3232

Palavras-chave:

Profissional. Enfermagem. finitude . Idosos.

Resumo

A morte em si não tem um conceito único, pois os sentimentos despertados são variados e dependem de cada indivíduo. Estudar as percepções acerca da finitude, em idosos, pode permitir aos profissionais de enfermagem entender seus próprios valores e crenças diante do processo de morrer e da morte, bem como suas atitudes e ações pautadas em questões do dia a dia, as quais influenciam sua vida pessoal e profissional. O objetivo do estudo foi analisar o processo de morte em idosos na perspectiva da enfermagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a qual deu suporte à interpretação e à reflexão do problema da pesquisa, assim como propiciou a busca pelo objetivo delimitado. Diante da análise das teorias, compreende-se que os profissionais de enfermagem sensibilizam-se diante da morte dos pacientes idosos, demonstrando diversos sentimentos, por isso, ressalta-se a necessidade de políticas de humanização e de valorização que favoreçam melhores condições de trabalho para esses profissionais, no âmbito do trabalho com pacientes idosos. Vale lembrar que a temática precisa ser discutida com maior ênfase nos cursos da área de saúde, nas disciplinas de Psicologia, de Antropologia e Sociologia da Saúde, a respeito das questões relacionadas ao processo de finitude, de forma que possa contribuir com o profissional, possibilitando-lhe um trabalho mais objetivo e seguro com os pacientes. Palavras-chave: Profissional. Enfermagem. Morte. Idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Trevisan, Icesp - Estácio - APLAC

Graduado em filosofia ( USF-SP), Especialista em Direito Civil (UNIPAR-PR), especialista em Gestão e Orientação Educacional ( FAMATEC-DF), Mestrado em Filosofia (PUC-PR), Mestrado em Gerontologia (UCB-DF), Doutorando em Psicologia (UCB-DF)

Kenya Cristina Alves, Faculdade ls

Graduanda em Enfermagem

Wellington Camilo de Resende, Faculdade ls

Graduando em Enfermagem

Zilma Aparecida de Oliveira, Faculdade LS

Graduanda em Enfermagem

Vicente de Paula Faleiros, Unb- Ucb

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1966), graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1966), especialização em planejamento pela UnB e pelo IRFED- Institut de Recherches en Développement (Paris), doutorado (PhD) pela Université de Montreal (1984) e pós-doutrados pela EHESS - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais- Paris (1991) e Université de Montréal (1996). Especialista em Gerontologia pela SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gentologia. Professor titular aposentado da Universidade de Brasília é atualmente professor colaborador da mesma, e professor da Universidade Católica de Brasília . Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Sociais e Serviço Social com ênfase nos seguintes temas: criança e adolescente, assistência social, saúde pública, previdência, regulação, teoria e metodologia do servico social, velhice/gerontologia e violência. O grupo de pesquisa do CNPq é Geracionalidade, Imaginário e Violência- GEVIM. É professor emérito da Universidade de Brasília.Autor e Consultor.

Downloads

Publicado

10-06-2013

Como Citar

Trevisan, M., Cristina Alves, K., Camilo de Resende, W., Aparecida de Oliveira, Z., Trevisan, J. A. T., & de Paula Faleiros, V. (2013). Olhares acerca da finitude em idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 10(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v10i3.3232

Edição

Seção

Artigos Originais