Relação entre queixa de memória e engajamento digital de estudantes de uma Universidade da Terceira Idade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14131Palavras-chave:
Engajamento Digital, Memória, Envelhecimento SaudávelResumo
Objetivo: verificar a relação entre queixa de memória e engajamento digital de participantes de uma Universidade da Terceira Idade. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por demanda espontânea de 96 participantes com mais de 40 anos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Fundação Educacional São Carlos (UATI). O recrutamento e coleta presencial foram em outubro de 2019, no campus da UATI, por meio de questionário com dados sociodemográficos, questões sobre frequência de queixas de memória e sobre o uso de internet. A análise intergrupos foi realizada por teste Exato de Fisher. Resultados: A média de idade foi 67,1 anos (±8,3), sendo que 12,5% dos participantes tinham ensino fundamental completo, 27,08% ensino médio completo e 33,33% ensino superior. A maioria era digitalmente engajado (81,25%), ou seja, utilizava internet todos os dias ou quase todos os dias. E 45,83% dos participantes relataram queixas de memória mais ou menos/muito frequente, já os outros participantes relataram raramente ter queixas de memória. Não houve diferença estatisticamente significativa entre frequência de queixa de memória e engajamento digital (p=0,43). Conclusão: Para a amostra deste estudo, com participação social em grupo de idosos e atividades educacionais, a queixa de memória não parece ser uma barreira para o engajamento digital.Downloads
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Publicado
24-11-2022
Como Citar
Mateus, S. K., Lorenzi, L. J., & Castro, P. C. (2022). Relação entre queixa de memória e engajamento digital de estudantes de uma Universidade da Terceira Idade. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(Supl.2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14131
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