Exposição “Retratos do Cotidiano”: os olhares mediados por smartphones

Autores

  • Lilian Dias Bernardo
  • Tainá Maria Silva Deodoro
  • Sabrina Souza de Oliveira Alvaro
  • Rafaela Guilherme Ferreira
  • Taiuani Marquine Raymundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14118

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Pessoa Idosa, Aprendizagem ao longo da vida, Tecnologia, Gerontecnologia

Resumo

A pesquisa apresenta uma exposição fotográfica executada por pessoas idosas que frequentam um projeto online de inclusão digital. No processo de alfabetização e letramento digital, aprimorar o conhecimento e utilização das funções da câmera fotográfica de seus dispositivos móveis é uma estratégia para aumentar o senso de auteficácia, promover a aprendizagem para as novas tecnologias e conhecer o cotidiano dos participantes. Trata-se de um estudo descritivo realizado com 51 pessoas idosas que produziam imagens de seus cotidianos, após o encontro destinado ao processo de ensino-aprendizagem das funções da câmera fotográfica. A coleta de dados foi feita entre os meses de agosto de 2020 a julho de 2022. Os resultados evidenciaram que os idosos foram capazes de aprender diversas funções relacionadas a câmera de seus celulares, assim como conseguiram registrar momentos, ambientes e personagens importantes para a manutenção de uma rotina que produza senso de pertencimento e bem-estar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-11-2022

Como Citar

Bernardo, L. D., Deodoro, T. M. S., Alvaro, S. S. de O., Ferreira, R. G., & Raymundo, T. M. (2022). Exposição “Retratos do Cotidiano”: os olhares mediados por smartphones. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(Supl.2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14118

Edição

Seção

Anais de Eventos