Construção de jogo educativo para estimulação cognitiva de pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14111Palavras-chave:
Cognição, Envelhecimento, Saúde do idoso, Tecnologia educacionalResumo
Objetivou-se construir um jogo de tabuleiro para a estimulação cognitiva de pessoas idosas. Pesquisa metodológica, desenvolvida em seis etapas: 1) definição dos objetivos do jogo educativo, 2) revisão integrativa da literatura, 3) elaboração de protótipo do jogo, 4) construção do jogo educativo, 5) orientações de como jogar e 6) validação do material educativo. O jogo educativo intitulado InterativaMENTE 60+ é um jogo de tabuleiro composto por capa, trilha, 4 tipos de cartas, tokens, molde de um dado e manual de instruções. Construído de forma a proporcionar o estímulo das funções cognitivas por meio da realização de tarefas simples e complexas, relacionadas à rotina da pessoa idosa, tornando leve e atrativo o processo cuidativo- educacional. Configura-se como uma gerontecnologia desenvolvida para favorecer a aprendizagem do idoso, preservar a memória, promover socialização e colocar o idoso no centro do processo educativo favorecendo a tomada de decisão no cuidado em saúdeDownloads
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Publicado
23-11-2022
Como Citar
Oliveira, F. G. L., Rodrigues, V. E. S., Brito, M. E. de S., & Machado, A. L. G. (2022). Construção de jogo educativo para estimulação cognitiva de pessoas idosas. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(Supl.2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14111
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