Educação alimentar e nutricional crítica online com mulheres 50+: resultados de um estudo de casos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14105Palavras-chave:
Mulheres, Envelhecimento, Educação alimentar e nutricional, Educação Online, Educação CríticaResumo
A alimentação possui forte relação com a saúde. Em geral, mulheres assumem a tarefa de organizar a alimentação para si e suas famílias. Mudanças nas necessidades nutricionais com o envelhecimento, bem como alterações nas práticas de alimentação na sociedade contemporânea chamam para a necessidade de uma educação alimentar. Objetivo: Observar as implicações de um processo educativo crítico em educação alimentar e nutricional, em ambiente virtual, na saúde de mulheres adultas maduras e idosas. Metodologia: Pesquisa de intervenção, de Estudo de Múltiplos Casos, com sete mulheres de 50 a 60 anos, adstritas no Sistema Único de Saúde. Foram levantados dados do perfil socioeconômico, alimentação, estado de saúde e dos saberes nutricionais pré-existentes. O trabalho educativo foi realizado em ambiente virtual, de forma individualizada, com encontros mensais ao longo de seis meses, tendo como referência a Educação alimentar e a Educação crítica, baseado no diálogo, na problematização e no aconselhamento nutricional. Resultados: O trabalho educativo crítico levou a uma compreensão mais diferenciada de conceitos complexos sobre temas abordados independente do grau escolar e, com isso, maior poder de reflexão e decisão sobre as escolhas alimentares. Durante os seis meses da intervenção, as mulheres conseguiram uma reorganização da sua alimentação que trouxe melhoras no bem-estar, nos exames clínicos (glicemia, colesterol total e suas frações) e uma diminuição de peso entre discreto (4kg) e significativo (22kg). Conclusão: O atendimento online possibilitou o desenvolvimento de uma Educação alimentar e nutricional crítica com resultados importantes sobre a literacia alimentar, melhora da saúde e estado nutricional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-11-2022
Como Citar
Conte, F. A., & Doll, J. (2022). Educação alimentar e nutricional crítica online com mulheres 50+: resultados de um estudo de casos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(Supl.2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14105
Edição
Seção
Anais de Eventos
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.