Conteúdos e ementas de disciplinas em Gerontecnologia na pós-graduação brasileira

Autores

  • Paula Costa Castro
  • Meire Cachioni
  • Karla Vilaça Silva
  • Luana Brisighello
  • Patrícia Bet
  • Wilson Pedro
  • Taiuani Marquine Raymundo
  • Fausto Orsi Medola
  • Johannes Doll

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14062

Palavras-chave:

Gerontecnologia, Stricto sensu, Inovação, Envelhecimento, Currículo

Resumo

Este artigo visa descrever um mapeamento exploratório conduzido por membros da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, com objetivo de discutir componentes curriculares em Gerontecnologia para pós-graduação. Foram incluídas na análise quatro disciplinas cujas ementas refletiam a palavra Gerontecnologia ou a concomitância das palavras Tecnologia e Gerontologia. Uma autora realizou análise de conteúdo de Bardin com geração indutiva de categorias, contagem de frequências e organização em nuvem de palavras e tabelas de estatística descritiva. Os resultados trazem também um quadro com o resumo de conteúdos. As disciplinas incluídas neste artigo foram duas de mestrado e duas de doutorado. Todas possuem pelo menos um dos docentes pertencente à Sociedade Brasileira de Gerontecnologia.  Considerando as ementas, foi observada grande importância da “pessoa idosa” como protagonista do foco das disciplinas ligada estreitamente à palavra-chave “qualidade de vida”. A palavra “tecnologia/as” aparece mais que a própria “Gerontecnologia” ilustrando que ainda temos necessidade de maior divulgação do termo, mas a presença dele pelo menos uma vez em cada disciplina demonstra sua consolidação no Brasil como subárea. Ademais temos uma forte vertente de inovação tecnológica voltada a produtos, serviços e desenvolvimento de conhecimento. A bibliografia encontrada é forte e completa na área e os conteúdos apresentaram grande amplitude de acordo com as áreas dos docentes. Estes resultados poderiam ser o ponto de partida na direção da formação de uma diretriz curricular em Gerontecnologia na pós-graduação brasileira, desde que aprofundados por futuros estudos com mapeamento mais amplo e entrevistas e grupos focais com os docentes responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-11-2022

Como Citar

Castro, P. C., Cachioni, M., Silva, K. V., Brisighello, L., Bet, P., Pedro, W., Raymundo, T. M., Medola, F. O., & Doll, J. (2022). Conteúdos e ementas de disciplinas em Gerontecnologia na pós-graduação brasileira. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(Supl.2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14062

Edição

Seção

Anais de Eventos