Inclusão digital de idosos em tempo de pandemia Covid-19: a experiência da UNIDI
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14058Palavras-chave:
Inclusão digital de idosos, UNIDI, Práticas pedagógicas, Empoderamento digitalResumo
Este resumo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre as práticas pedagógicas utilizadas na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) durante a pandemia da COVID-19. A UNIDI está localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e oferta, desde 2009, cursos presenciais e a distância para idosos. Além disso, na unidade são realizadas diferentes pesquisas científicas e publicações referentes ao uso das tecnologias digitais pelo público com 60 anos ou mais. No decorrer da pandemia as práticas pedagógicas foram adaptadas para atender os idosos de forma a distância. A metodologia adotada foi qualitativa, sendo o público-alvo idosos com 60 anos ou mais. Os instrumentos de coleta foram questionário, observação participante e produção no Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA. No decorrer do processo 100 idosos participaram das práticas pedagógicas, tendo uma média de 72,3 anos. A primeira mudança foi a migração de todos os cursos que estavam sendo ofertados para a modalidade a distância. Já a segunda transformação foi a oferta de momentos de diálogos para desabafar e oferta de lives no canal do YouTube referentes às principais temáticas que estavam sendo divulgadas, como fake news, emoções na pandemia etc. As práticas pedagógicas foram pertinentes para o público participante, sendo possível, inclusive, aumentar a demanda com alunos fora da região sul do Brasil, ampliando o atendimento de inclusão digital.Downloads
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Publicado
14-11-2022
Como Citar
Machado, L. R. (2022). Inclusão digital de idosos em tempo de pandemia Covid-19: a experiência da UNIDI. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(Supl.2). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14058
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