Cotidiano do cuidado: representações sociais das pessoas idosas e seus cuidadores familiares

Autores

  • Renato Novaes Chaves Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Arianna Oliveira Santana Lopes Lopes Faculdade Independente do Nordeste
  • Isnara Teixeira de Britto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lilian Almeida Nascimento Rabêlo Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.12835

Palavras-chave:

Pessoas idosas. Cuidadores. Cuidado.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as representações sociais das pessoas idosas e seus cuidadores sobre o cotidiano do cuidado a pessoa idosa com dependência funcional. A pesquisa foi realizada na cidade de Vitória da Conquista/BA no Programa de Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitações. Fizeram parte 21 pessoas idosas com dependência funcional e seus cuidadores familiares. O instrumento de pesquisa foi constituído de um questionário com dados sociodemográficos e entrevista. A estratégia metodológica para a análise das entrevistas foi realizada com base no método de codificação e categorização temática e também fez uso do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Duas categorias analíticas: Práticas diárias que estimulam a independência funcional e Práticas diárias que reforçam a dependência funcional. Conclui-se que as RS dos cuidadores familiares e de seus idosos estão ancorados em visões que podem reforçar a dependência ou estimular a independência do idoso com limitação funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Novaes Chaves, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade com ênfase em Memória, Envelhecimento e Dependência Funcional (UESB). Pesquisador vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano – NIEPH/ UESB. Possui graduação em Enfermagem, especialização em Enfermagem e Saúde do Trabalhador e mestrado em memória: linguagem e sociedade. Atualmente é docente no Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UniFTC) de Vitória da Conquista

Arianna Oliveira Santana Lopes Lopes, Faculdade Independente do Nordeste

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Família pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Saúde Coletiva com Complementação em Magistério Superior pelo IBPEX  e Educação Permanente em Saúde pela UFRS. Atualmente é Subsecretária de Saúde do município de Itambé e Docente da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR. Articuladora de pesquisa, Orientadora da Iniciação Científica e Pesquisadora de projetos na área de envelhecimento e saúde coletiva. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde do Idoso NESPI e Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Saúde Coletiva - GESC.

Isnara Teixeira de Britto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes. Foi Fisioterapeuta do Núcleo de Prevenção e Reabilitação de Jequié e atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia Pediátrica.

Lilian Almeida Nascimento Rabêlo, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Graduação em Odontologia pela Universidade Vale do Rio Doce. Atualmente é Coordenadora de Odontologia do Município de Jequié e Sócia - Diretora - CTO - Clínica Integrada, unidades de Ipiaú e Jequié/Bahia. Tem vasta experiência na área de Ortodontia, atualização em Cirurgias e Endodontia.

Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Fisioterapia, Mestre e doutora em Ciências da Saúde/UFRN. Pós-doutora em Saúde Coletiva/ISC-UFBA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

06-02-2025

Como Citar

Chaves, R. N., Lopes, A. O. S. L., Britto, I. T. de, Rabêlo, L. A. N., & Reis, L. A. dos. (2025). Cotidiano do cuidado: representações sociais das pessoas idosas e seus cuidadores familiares. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 21, 30-36. https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.12835

Edição

Seção

Artigos Originais