A influência da perda auditiva, cognição e envelhecimento no processamento auditivo central

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i2.10679

Palavras-chave:

Idoso, Audição, Testes Auditivos, Cognição, Perda Auditiva

Resumo

Objetivo: analisar a influência da perda auditiva, cognição e envelhecimento no Processamento Auditivo Central. Método: Participaram 54 idosos, com idade entre 60 e 77 anos, sendo 33 normo-ouvintes e 21 com perda auditiva neurossensorial de grau leve e 20 adultos, com idade entre 18 e 35 anos, todos normo-ouvintes, que cumpriram com os critérios de elegibilidade estabelecidos neste estudo. Todos realizaram anamnese, avaliação audiológica básica, Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e os testes de Processamento Auditivo Central (PAC): Teste Dicótico de Dígitos (TDD), Randon Gap Detection Test (RGDT) e teste de Fala no Ruído (FR). Resultados: Foi observada diferença significativa entre os idosos com e sem perda auditiva para o teste FR e para o TDD na orelha esquerda (OE) sendo pior nos idosos com perda. Na análise entre o MoCA e os testes do PAC houve correlação significativa com o RGDT, e o TDD. Na comparação dos testes de PAC entre idosos normo-ouvintes e adultos, houve diferença significativa para o RGDT, FR e orelha direita (OD) do TDD. Conclusão: A perda auditiva de grau leve afetou as respostas do teste FR e do TDD, sem influências sobre o RGDT e o MoCA. Os aspectos cognitivos apresentaram correlação com o RGDT e TDD. O teste de FR foi o único que demonstrou resultados apenas auditivos, sem influências da cognição. No entanto, o envelhecimento foi capaz de causar prejuízos em todos os testes de PAC utilizados neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Motta Brasil, UFSM

Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Karina Carlesso Pagliarin, UFSM

Fonoaudióloga, doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Michele Vargas Garcia, UFSM

Fonoaudióloga, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo, professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

01-05-2022

Como Citar

Brückmann, M., Motta Brasil, A. L., Pagliarin, K. C., & Garcia, M. V. (2022). A influência da perda auditiva, cognição e envelhecimento no processamento auditivo central. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(2), 99-107. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i2.10679

Edição

Seção

Artigos Originais