Qualidade de vida, estado nutricional e nível de atividade física de idosos

Autores

  • Adriana Piccinini Spezia
  • Mileine Mussio Patussi
  • Patricia Fassina
  • Fernanda Scherer Adami Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i1.10635

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Estado Nutricional, Nível de atividade física

Resumo

O objetivo do estudo foi relacionar os escores dos domínios de qualidade de vida com sexo, idade, estado nutricional e nível de atividade física de idosos. Estudo transversal, realizado com 105 idosos do município de Lajeado. Aplicou-se um questionário estruturado contendo dados sobre idade e sexo, e posteriormente, os questionários Whoqol-Bref e IPAq. O peso e a altura foram coletados nos prontuários registrados pela equipe da ESF no máximo 2 meses antes da entrevista ou no momento da realização do questionário para classificação do estado nutricional segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) 2002. A análise estatística foi realizada através do software Statistical Package for the Social Science versão 22.0. Do total de idosos, 54,3% (n=57) apresentaram obesidade, 40% (n=42) eram ativos e 43,8% (n=46) irregularmente ativos. No que diz respeito aos domínios de qualidade de vida, a melhor média verificada foi no domínio psicológico (81,1±7,5) e a menor média no domínio ambiental (63,1±9,7). Observou-se correlação inversa e significativa entre o domínio ambiental e o IMC (p≤0,01). Os homens apresentaram média do domínio físico significativamente superior em relação às mulheres (p=0,012). O nível de atividade física foi significativamente associado aos domínios físico (p≤0,01) e ambiental (p≤0,01). Concluiu-se que quanto maior a média do IMC, menor foi o escore do domínio ambiental e que os idosos muito ativos apresentaram média de escore do domínio físico significativamente superior às demais classificações e aqueles muito ativos, ativos e irregularmente ativos indicaram médias do domínio ambiental significativamente superiores dos sedentários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Scherer Adami, Universidade do Vale do Taquari

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em Educação e Saúde pela Universidade do Vale do Taquari, e em Saúde Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição. Mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari. Docente do Curso de Nutrição da Universidade do Vale do Taquari.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

Spezia, A. P., Patussi, M. M., Fassina, P., & Adami, F. S. (2022). Qualidade de vida, estado nutricional e nível de atividade física de idosos. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(1), 13-20. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i1.10635

Edição

Seção

Artigos Originais