IDOSOS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10275Palavras-chave:
inclusão, educação, tecnologiaResumo
O estudo é resultado de pesquisa sobre aprendizagem digital de pessoas adultas e idosas de um programa de extensão, destinado a pessoas acima dos 50 anos de idade. O objetivo do estudo foi identificar as dificuldades enfrentadas pelo grupo na aprendizagem de novas tecnologias. O estudo é exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa, e se propõe a investigar a aprendizagem digital dessa população no âmbito das novas tecnologias de informação e de comunicação, evidenciando interesses, mecanismos e obstáculos no processo. As referências teóricas usadas para sustentar o estudo se encontram nas obras de Nóvoa (2013), Stebbins (2008), Canário (2013), Jarvis (1987, 2015), Baltes (1987), Rabasco e Castellanos (2000) e Freire (2005). A construção dos dados empíricos se deu por intermédio de questionário estruturado, perguntas fechadas e abertas, aplicado com auxílio de ferramentas digitais: computadores, tabletes, smartphones e notebooks. A amostra construída por conveniência e intencionalidade (PEREIRA, 1995) foi definida por critérios previamente estabelecidos, ou seja, participar das oficinas sobre uso de tecnologias digitais, aceitar fazer parte da pesquisa, assinar o termo de consentimento livre. Os resultados parciais dapesquisa sinalizam um universo de aprendizagem digital potencializado fora da escola, porém na sala de aula. Os resultados mostram que os alunos registram a importância do professor para que aconteça o processo. Precisam também de exemplos e de explicações repetitivas para entender como se dá o uso das tecnologias. Além da experiência, registram que precisam anotar os passos para o uso de aplicativos. Vêm o processo como positivo já que proporciona integração com a família, amigos, parentes e também com a vida social. A pesquisa contribui para a inclusão de idosos por meio do conhecimento e uso de ferramentas e aplicativos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-11-2019
Como Citar
Herédia, V. B., & Bohm, V. (2019). IDOSOS NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO DIGITAL. Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 16(2), 60. https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10275
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.