Automatização do protocolo de aquisição e pré-processamento de imagens térmicas do sensor TIRS do satélite Landsat-8
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.9667Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, Sistemas Geográficos, Landsat-8, Imagens de satélites, web crawlerResumo
A coleta de imagens térmicas de satélites para o estudo de uma determinada região é feita acessando sistemas na internet como o Serviço de Levantamento Geológico Americano (USGS). A cada novo estudo etapas de aquisição e recorte de imagens de satélites para uma determinada região são feitas de forma individualizada, sendo um protocolo bem comum em pesquisas de imagens de satélites orbitais. Este trabalho apresenta um protocolo automatizado de aquisição e pré-processamento de imagens de satélites do sensor térmico TIRS do Landsat-8 que possa contribuir para a otimização da performance de pesquisas geográcas. Para o desenvolvimento desse protocolo foram analisados os processos manuais comuns de coleta e recorte em pesquisas geográcas que fazem o uso de imagens térmicas do Landsat-8. Foi observado que é possível obter e pre-processar imagens térmicas do Landsat-8 automaticamente, possibilitando a junção com outras técnicas automatizadas e acoplamento com plataformas SIG que contenham processamento térmico de regiões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-10-2020
Como Citar
[1]
de Oliveira, L.R.G. e Souza, S.B. de 2020. Automatização do protocolo de aquisição e pré-processamento de imagens térmicas do sensor TIRS do satélite Landsat-8. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 3 (out. 2020), 122-131. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i3.9667.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).