Revisão sistemática dos métodos computacionais para avaliação e comparação de cores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.9539Palavras-chave:
Avaliação de cor, cor, indústria, revisão sistemáticaResumo
Background, a avaliação de cores é usada na indústria para garantir que as cores de uma imagem ou material sejam idênticas àquelas aprovadas durante o desenvolvimento e que a variação da cor final devido ao processo não seja perceptível para o consumidor. Este estudo teve como objetivo a investigação de abordagens e métodos para identificação e avaliação de cores. Uma revisão sistemática da literatura foi realizada com base na seleção de 39 artigos publicados entre 2008 e 2018. Resultados, os resultados desta revisão sistemática devem incentivar o desenvolvimento de métodos de avaliação de cores, particularmente para a indústria direcionada ao consumidor final. Os resultados apontaram a necessidade de mais estudos voltados para a área industrial, particularmente com maior participação de profissionais na validação de novos métodos. Conclusões, este trabalho contribui com a pesquisa bibliográfica e sistemática da literatura e possibilita o mapeamento e o estado de conhecimento atual dos estudos correlatos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-02-2020
Como Citar
[1]
Onishi, P.K., Kunkel, M.E. e Zorzal, E.R. 2020. Revisão sistemática dos métodos computacionais para avaliação e comparação de cores. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 12, 1 (fev. 2020), 71-83. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v12i1.9539.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).