INSIDe: Image recognition tool aimed at helping visually impaired people contextualize indoor environments
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9455Palavras-chave:
Android, Deficiência visual, SITF, Visão computacionalResumo
Os portadores de deficiência visual enfrentam inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade. A visão computacional pode ser usada para uma maior qualidade de vida aos portadores de deficiência visual, contribuindo com a acessibilidade dos locais onde eles frequentam, além de auxiliar na resolução de dificuldades encontradas em seu cotidiano. Este trabalho apresenta uma ferramenta baseada em visão computacional e reconhecimento de imagem para assistir pessoas com deficiência visual na contextualização em ambientes fechados. A ferramenta funciona da seguinte maneira: o usuário tira uma foto $\rho$ utilizando uma aplicação móvel; ρ é enviada para o servidor; ρ é comparada com imagens previamente cadastradas; o servidor retorna os metadados da foto mais parecida com ρ; finalmente, a aplicação móvel retorna o áudio para o usuário baseado nos metadados. O teste de similaridade entre as imagens do banco de dados e ρ é baseado na busca do vizinho mais próximos nos pontos chaves extraídos das imagens através de descritores SIFT. Três experimentos foram realizados para identificar a utilidade da ferramenta. Acredita-se que a solução proposta é de baixo custo e uma abordagem conveniente que pode utilizar a infraestrutura de TI existente, e.g., redes sem fios, e não exige nenhuma adaptação física no ambiente onde a aplicação será utilizada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-09-2019
Como Citar
[1]
Fank, E., Bevilacqua, F., Duarte, D. e Scapinello, A. 2019. INSIDe: Image recognition tool aimed at helping visually impaired people contextualize indoor environments. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 59-71. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9455.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).