Introdução às tecnologias dos blockchains e das criptomoedas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9394Palavras-chave:
Blockchain, Bitcoin, Criptomoedas, Monero, Sistemas DistribuídosResumo
As tecnologias utilizadas pelas criptomoedas, como o blockchain, tornaram possível a realização de transações entre os usuários sem a necessidade de uma entidade intermediária (exemplo: um banco). As criptomoedas (como Bitcoin e Monero) podem ser denidas como sistemas descentralizados que operam sem a necessidade de intermediários, tornando possível a realização de pagamentos descentralizados e sem fronteiras, onde usuários podem participar de transações sem a necessidade de estabelecer confiança. Devido a essas características e possibilidades, o uso de blockchain difundiu-se rapidamente pelos sistemas financeiros tradicionais. Grandes bancos e instituições financeiras passaram a investir significativamente na tecnologia como forma de melhorar a eficiência e reduzir custos em transações financeiras entre bancos e/ou inter-países. Uma das primeiras criptomoedas voltadas para instituições financeiras foi a Ripple. Rapidamente, a aplicação teórica e prática das tecnologias utilizadas pelas criptomoedas difundiu-se também para os mais diversos domínios, com o objetivo de solucionar diferentes tipos de problemas. Este tutorial apresenta uma introdução às tecnologias utilizadas pelas criptomoedas. O principal objetivo é difundir conhecimento sobre o assunto e estimular o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à essas tecnologias. No decorrer do tutorial, são discutidos os fundamentos de um blockchain e das criptomoedas Bitcoin e Monero, com especial atenção na segurança e privacidade dos dados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-09-2019
Como Citar
[1]
Chervinski, J.O.M. e Kreutz, D. 2019. Introdução às tecnologias dos blockchains e das criptomoedas. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 12-27. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9394.
Edição
Seção
Tutorial
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).