Análise de desempenho de uma arquitetura de Fog Computing para Internet of Things via estudos de caso
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9247Palavras-chave:
Internet das coisas, computação em nuvem, computação em neblinaResumo
Com o avanço tecnológico e barateamento de recursos computacionais, tem-se equipado objetos convencionais com alguma forma de computação e comunicação que possibilitam, inclusive, a sua conexão à Internet. A esse cenário heterogêneo de conectividade à Internet que se denomina Internet of Things (IoT - Intenet das Coisas). Convencionalmente, recorre-se à computação em nuvem (cloud computing) para viabilizar a operacionalização das soluções em IoT. No entanto, fatores que influenciam na conectividade dos dispositivos com a infraestrutura na nuvem podem afetar a implantação e interação com os dispositivos. Para trazer o controle mais próximo destes, introduziu-se o paradigma de fog computing que, em síntese, traz as principais facilidades da nuvem para próximo de onde realmente estão os dispositivos. Este trabalho compara a solução baseada em nuvem e a solução em fog via estudos de caso desenvolvidos em uma plataforma de IoT. Os resultados indicam que há benefícios significativos da solução baseada em fog, sobretudo em termos de redução do atraso de comunicação com os dispositivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-09-2019
Como Citar
[1]
Spohn, M.A. e Bonetti, F. da S. 2019. Análise de desempenho de uma arquitetura de Fog Computing para Internet of Things via estudos de caso. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 72-87. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9247.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).