Uma solução de mineração de dados para concessão de cupons de descontos em comércio eletrônico: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9077Palavras-chave:
Mineração de dados, Comércio eletrônico, Valores Ausentes, Random Forest, Kolmogorov SmirnovResumo
Este artigo pretende responder seguinte pergunta de pesquisa: ``como construir uma solução eficiente de mineração de dados para um sistema de cupom de desconto?''. Assim, neste artigo é proposto uma solução de mineração de dados para responder a essa pergunta. A solução é constituída por quatro componentes: 1) uso da técnica Random Forest como classificador, 2) tratamento dos valores ausentes, 3) enriquecimento da base de dados através da construção de novas variáveis e 4) uso do método de \textit{Kolmogorov Smirnov} para a escolha do ponto de corte para tomada de decisão. Um estudo experimental foi realizado para validar a eficiência da solução proposta. Os resultados mostraram a adequação do método ao problema e que a estratégia de aquisição de conhecimento proposta aumentou o poder preditivo. Por fim, os resultados mostraram que a estratégia de tratamento de valores ausentes possui influência no poder discriminatório da solução. A contribuição deste estudo é um direcionamento para construção de soluções de mineração de dados em web-shop, dando diretivas sobre qual método de mineração de dados utilizar, qual a melhor estratégia para tratamento de valores ausentes, como melhorar o poder preditivo através da aquisição de conhecimento e ainda como escolher o melhor ponto de corte.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-09-2019
Como Citar
[1]
de Oliveira Neto, R.F., Ramos, R.A. e da Silva, C.D. 2019. Uma solução de mineração de dados para concessão de cupons de descontos em comércio eletrônico: um estudo de caso. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 122-132. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9077.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).