Unconstrained numerical optimization using real-coded genetic algorithms: a study case using benchmark functions in R from Scratch
Inglês
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9047Palavras-chave:
Funções de Benchmark, Algoritmos Genéticos, Otimização Numérica, Código Real, Sem RestriçõesResumo
Problemas de otimização sem restrições são comuns em aplicações práticas e sendo estes formados normalmente por várias variáveis, limita-se o tipo de técnica ou algoritmo que pode ser utilizado para sua solução. Uma forma interessante de lidar com esse tipo de problema é através do uso de um algoritmo evolutivo chamado Algoritmo Genético. Nesse contexto, este trabalho é um tutorial sobre algoritmos genéticos em código real para solucionar problemas de otimização sem restrições, apresentando tanto a teoria quanto sua implementação em linguagem R. Cinco funções de benchmark ((Rosenbrock, Griewank, Ackley, Schwefel, and Alpine) são utilizadas como estudo de caso. Além disso, são também usados quatro diferentes operadores de cruzamento (simples, aritmético, aritmético não uniforme e linear), dois mecanismos de seleção (roleta e torneio) e dois operadores de mutação (uniforme e não uniforme). Os resultados indicam que a mutação não uniforme e o operador torneio de mutação apresentam os melhores resultados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-09-2019
Como Citar
[1]
Carmona Cortes, O.A. e Silva, J.C. da 2019. Unconstrained numerical optimization using real-coded genetic algorithms: a study case using benchmark functions in R from Scratch: Inglês. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 1-11. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9047.
Edição
Seção
Tutorial
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).