Processo de design orientado à inovação social
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9007Palavras-chave:
Inovação Social, Processo de Design, Produto de SoftwareResumo
Inovação pode ser descrita como uma boa ideia de solução de um problema relevante implementada. Já aInovação Social é uma inovação que ao mesmo tempo atende uma necessidade social e cria novas relações oucolaborações sociais. As inovações sociais de grande impacto e alta escalabilidade são geralmente auxiliadaspor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Diante deste contexto, este trabalho apresenta a aplicaçãodo Processo de Design para concepção, design e implementação de um produto de software para dar suporte auma Inovação Social. Para tanto, foi necessário alinhar o Processo de Design a um Modelo de Inovação Social.A Inovação Social tratada neste trabalho consiste em fomentar uma rede social de pluviometria (medição daágua de chuva) para apoiar diversas áreas (agricultura, pecuária, mobilidade, etc.) que utilizam informaçõesclimatológicas na tomada de decisão. O produto de software desenvolvido mantém o registro e visualização dasinformações pluviométricas compartilhadas pelas pessoas e consiste na primeira capacidade implementada daRede de Colaboração Tempo e Clima (RecTec).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-09-2019
Como Citar
[1]
Santos, J.F. dos e de Souza, R.A.C. 2019. Processo de design orientado à inovação social. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 110-121. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.9007.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).