Sistema de alerta baseado em ontologia para lousa eletrônica em um hospital público
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.8552Palavras-chave:
Ontologia, Sistema de Informação em Saúde, Lousa EletrônicaResumo
Sistemas de Lousas Eletrônicas são utilizados em hospitais para gerenciamento de tarefas e apresentação de alertas sobre o estado de saúde dos pacientes internados. Em ambiente crítico como o de atendimento de emergência, onde profissionais atuam sob pressão, sistemas de alertas contribuem com a visualização de informações, que devem ser compartilhadas entre a equipe de saúde para tomada de decisão. Este artigo apresenta a aplicação prática de uma ontologia de domínio no desenvolvimento de um sistema de alertas para lousa eletrônica no Hospital Universitário de Maringá-PR. O modelo proposto utiliza uma camada ontológica para identificar, avaliar e disparar alertas para os profissionais de saúde. A ontologia foi definida pelo mapeamento do esquema de banco de dados do sistema e complementada com o conhecimento de especialistas de enfermagem que atuam no atendimento de emergência do Hospital. O uso da ontologia foi avaliada com base na tarefa de analisar e definir a emissão dos alertas na lousa, considerando o tempo de resposta e utilidade dos alertas emitidos. Os resultados indicam que o uso da ontologia contribui na definição e emissão de alertas, no entanto se faz necessário a utilização de um hardware com boa capacidade de processamento e memória. As avaliações positivas com usuários em ambiente real indicam que os alertas emitidos na lousa são úteis e contribuem nas atividades dos profissionais em saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-09-2019
Como Citar
[1]
Lopes de Sousa Freitas, A., Lopes de Sousa Freitas, A. e Manica Paris Teixeira, H. 2019. Sistema de alerta baseado em ontologia para lousa eletrônica em um hospital público. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 99-109. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.8552.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).