Supporting collaborative modelling in UML class diagrams
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.8469Palavras-chave:
Diagrama de Classe, Artefatos de Software, Colaboração, UMLResumo
Background. A modelagem de aspectos arquiteturais do sistema é uma atividade essencial no desenvolvimento de software. Nesse contexto, os desenvolvedores trabalham em paralelo colaborando para definir modelos de software, por exemplo, diagramas de classes. Problema. Embora muitas ferramentas de modelagem de software tenham sido propostas, há uma falta de recursos de colaboração distribuída. Solução. Este estudo propõe o C-SAMT, uma ferramenta da Web para modelagem colaborativa de diagramas de classes UML. Os desenvolvedores podem se beneficiar do uso do C-SAMT ao executar tarefas de modelagem, como a criação de modelos de domínio em paralelo e de forma colaborativa. Avaliação. Foram recrutados 20 profissionais da indústria para realizar uma avaliação qualitativa da ferramenta através de um questionário. Resultados. A maioria dos profissionais (85%, 17/20) concordaram totalmente que o canal de comunicação da ferramenta funcionou adequadamente, eles também (80%, 16/20) concordaram totalmente que os modelos gerados colaborativamente com a C-SAMT resultaram em um pequeno número de conflitos, e eles também (90%, 18/20) perceberam ganhos de produtividade aprimorados usando a ferramenta proposta. Conclusão. A C-SAMT forneceu um ambiente colaborativo que foi avaliado positivamente pelos desenvolvedores, os quais relataram que a C-SAMT tinha um bom canal de comunicação entre os membros da equipe.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-09-2019
Como Citar
[1]
Neto, R.A.C., Farias, K., Bischoff, V. e Gonçales, L.J. 2019. Supporting collaborative modelling in UML class diagrams. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 3 (set. 2019), 39-46. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i3.8469.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).