Flip Math: um serious game como auxílio no ensino-aprendizagem de Matemática Básica

Autores

  • Isabela Giacomini de Moraes
  • Rogerio Colpani Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v10i2.8082

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Jogo Sério, Matemática Básica

Resumo

Este trabalho apresentou o desenvolvimento do serious game, chamado Flip Math, com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino fundamental na aprendizagem da Matemática Básica. Neste serious game, cinco conceitos de Matemática Básica são trabalhados: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão e Prioridade de Sinais. A fim de analisar o potencial do jogo como uma ferramenta de auxiliar no ensino de matemática, uma avaliação quantitativa e uma avaliação qualitativa foram realizadas. Na avaliação quantitativa foram mensurados cada um dos conceitos trabalhados através de questionários preenchidos pelo professor, referentes a cada aluno, antes e depois do uso do jogo. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste t e os resultados foram apresentados. Na avaliação qualitativa, uma coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, com o objetivo de analisar a usabilidade técnica e pedagógica do jogo. Em seguida, os resultados obtidos foram apresentados. Os resultados de ambas as análises mostraram que o serious game Flip Math provou ser uma ótima ferramenta quando utilizado em sala de aula, onde os alunos evoluíram em cada um dos conceitos trabalhados após o uso do jogo, devido à forma intuitiva como os conteúdos são exibidos e a capacidade da ferramenta de motivar os alunos durante os desafios.

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Publicado

31-07-2018

Como Citar

[1]
Giacomini de Moraes, I. e Colpani, R. 2018. Flip Math: um serious game como auxílio no ensino-aprendizagem de Matemática Básica. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 2 (jul. 2018), 91-100. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i2.8082.

Edição

Seção

Artigo Original