Flip Math: um serious game como auxílio no ensino-aprendizagem de Matemática Básica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v10i2.8082Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Jogo Sério, Matemática BásicaResumo
Este trabalho apresentou o desenvolvimento do serious game, chamado Flip Math, com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino fundamental na aprendizagem da Matemática Básica. Neste serious game, cinco conceitos de Matemática Básica são trabalhados: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão e Prioridade de Sinais. A fim de analisar o potencial do jogo como uma ferramenta de auxiliar no ensino de matemática, uma avaliação quantitativa e uma avaliação qualitativa foram realizadas. Na avaliação quantitativa foram mensurados cada um dos conceitos trabalhados através de questionários preenchidos pelo professor, referentes a cada aluno, antes e depois do uso do jogo. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste t e os resultados foram apresentados. Na avaliação qualitativa, uma coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, com o objetivo de analisar a usabilidade técnica e pedagógica do jogo. Em seguida, os resultados obtidos foram apresentados. Os resultados de ambas as análises mostraram que o serious game Flip Math provou ser uma ótima ferramenta quando utilizado em sala de aula, onde os alunos evoluíram em cada um dos conceitos trabalhados após o uso do jogo, devido à forma intuitiva como os conteúdos são exibidos e a capacidade da ferramenta de motivar os alunos durante os desafios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-07-2018
Como Citar
[1]
Giacomini de Moraes, I. e Colpani, R. 2018. Flip Math: um serious game como auxílio no ensino-aprendizagem de Matemática Básica. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 2 (jul. 2018), 91-100. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i2.8082.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).