Modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero utilizando modelos elétricos combinados e genéricos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8063Palavras-chave:
Estimação de parâmetros, modelo combinado, modelos elétricos, modelo genérico, tempo de vida da bateriaResumo
Neste trabalho é apresentada a análise do desempenho de dois modelos elétricos, o modelo combinado Chen e Rincón-Mora e o modelo genérico Battery, que são aplicados na modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero. Os modelos são submetidos a um mesmo cenário de simulação, utilizando a mesma metodologia para a estimação dos seus parâmetros empíricos, que é baseada na análise visual de curvas de descarga obtidas experimentalmente. Para a validação dos modelos é considerado o mesmo conjunto de dados, composto de perfis de descarga constantes e variáveis, o que torna esse processo mais realista. Os experimentos são realizados em uma plataforma de testes, e os modelos são implementados na ferramenta computacional Matlab/Simulink (Student Suite). Os resultados, analisados a partir da comparação entre os tempos de vida simulados e os tempos de vida experimentais, mostram que ambos modelos são acurados, apresentando erros médios inferiores a 2%. No entanto, o modelo Battery apresenta melhor desempenho médio e possuí um processo de parametrização mais simples quando comparado ao modelo Chen e Rincón-Mora.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-11-2018
Como Citar
[1]
Binelo, M. de F.B., Sausen, A.T.Z.R. e Sausen, P.S. 2018. Modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero utilizando modelos elétricos combinados e genéricos. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 3 (nov. 2018), 44-54. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8063.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).