Aplicação de células inativas, Compressed Sparse Row e OpenMP na simulação numérica paralelizada de reservatórios de petróleo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v10i2.8055Palavras-chave:
Anticlinal, Células inativas, Compressed Sparse Row, OpenMP, Reservatórios de petróleoResumo
Este trabalho visa, principalmente, à simulação numérica de escoamentos monofásicos de óleo em reservatórios de petróleo do tipo anticlinal. Portanto, uma técnica específica para a representação de células inativas foi desenvolvida. Além disso, a fim de melhorar a eficiência computacional, a interface de programação OpenMP foi utilizada, juntamente com a técnica Compressed Sparse Row, com a finalidade de paralelizar-se o método dos Gradientes Conjugados, empregado na resolução do sistema algébrico de equações oriundo da discretização da Equação da Difusividade Hidráulica (EDH) que governa o escoamento. Testes de sensibilidade, convergência e desempenho foram realizados considerando-se diferentes reservatórios do tipo anticlinal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-07-2018
Como Citar
[1]
de Salles, R.M., Werneck, L.F., de Souza, G. e Amaral Souto, H.P. 2018. Aplicação de células inativas, Compressed Sparse Row e OpenMP na simulação numérica paralelizada de reservatórios de petróleo. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 10, 2 (jul. 2018), 64-79. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v10i2.8055.
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).